
Vitória (ES), 9 de outubro de 2025.
Em um marco histórico para o setor tecnológico brasileiro, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) se tornou o primeiro conselho de classe do país a receber o Selo Ouro de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres. A certificação, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT PR 1019/2023) em parceria com o Instituto Nós Por Elas (NPE), foi entregue durante a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Vitória (ES), e reconhece instituições que promovem ambientes de trabalho mais seguros, igualitários e acolhedores para as mulheres.
Entregue pela representante da ABNT Lenita Secco Brandão, a certificação é voltada a organizações que adotam ações para proteção e enfrentamento à violência de gênero, e representa um avanço significativo para o setor da engenharia, agronomia e geociências, tradicionalmente marcado pela predominância masculina. “Sabemos o quanto o Confea trabalha para alcançar esse selo que tem uma grande importância para as profissionais”, comentou Lenita que também é engenheira civil.
A conquista simboliza o fortalecimento das pautas de igualdade, respeito e segurança das mulheres nas instituições técnicas e científicas do país. O selo também incentiva empresas e órgãos públicos a criarem ambientes de trabalho mais inclusivos, contribuindo diretamente para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da ONU, que trata da igualdade de gênero e do empoderamento feminino.
No Confea, a realização de projetos e ações tem o reforço do Comitê Gestor do Programa Mulher. “Trabalhamos para desenvolver lideranças femininas por meio de capacitação e valorização. Estamos de braços abertos para proteger as mulheres”, afirmou a conselheira federal e integrante do comitê Ana Adalgisa, ao lembrar que, em abril deste ano, o Confea estabeleceu que a violência doméstica passou a ser critério de inelegibilidade no Sistema Confea/Crea e Mútua.

Durante a cerimônia de entrega da certificação, o presidente do Confea, Vinicius Marchese, dedicou o reconhecimento à equipe responsável por conduzir as ações no conselho. “O que eu posso fazer é agradecer quem conduziu esse processo que envolve realizar boas práticas e responder à auditoria da ABNT. Todo mérito para quem trabalhou para conquistar o Selo Ouro”, ressaltou.

Certificação
De acordo com a ABNT e o Instituto Nós Por Elas, “o selo não somente reconhece os esforços realizados, mas, além disso, incentiva a melhoria contínua e a dedicação ao longo prazo na consolidação de um ambiente cada vez mais seguro e inclusivo para todos”.
O Selo NPE/ABNT possui quatro categorias de certificação, definidos de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos. Entre eles, estão a criação de programas ou comitês internos voltados ao enfrentamento da violência contra a mulher e o uso de canais de comunicação para promover e divulgar ações relacionadas à causa.

A entrega do selo ocorre um mês após o Confea firmar parceria com o Instituto Nós Por Elas, ampliando seu compromisso institucional no combate à violência contra mulheres. Segundo a presidente do instituto, Natalie de Castro, a iniciativa tem alcance inédito. “É a primeira norma do mundo que trata do enfrentamento à violência contra a mulher, é um patrimônio brasileiro que está tendo uma guinada para se tornar uma norma ISO”, disse na solenidade em setembro passado.
Leia mais:
Confea e Nós Por Elas unem forças contra a violência de gênero
Reportagem: Julianna Curado (Confea)
Equipe de Comunicação da 80ª Soea
Fotos: Sto Rei e Impacto/Confea