O que muda com o SEI

MUDANÇAS OPERACIONAIS

  • Com a implantação do novo sistema, a tramitação de processos é realizada por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI);
  • Todos os processos/documentos criados a partir da implantação do SEI, tanto na área meio como na área fim, serão exclusivamente eletrônicos e a utilização de papel será reduzida drasticamente;
  • Os processos que estiverem “em trâmite” deverão ser digitalizados e disponibilizados no SEI pela unidade organizacional que estiver em posse dos documentos;
  • Expedientes externos recebidos em papel serão digitalizados e tramitados virtualmente e o documento físico permanecerá no Protocolo Geral do órgão;
  • Os processos arquivados serão disponibilizados no SEI aos poucos, sendo digitalizados e incluídos no sistema.

BENEFÍCIOS ESPERADOS COM A IMPLANTAÇÃO DO SEI

  • Redução de custos financeiros e ambientais associados à impressão (impressoras, toner, papel, contratos de impressão);
  • Redução de custos operacionais relacionados à entrega e ao armazenamento de documentos e processos;
  • Redução do tempo gasto na abertura, manipulação, localização e tramitação de documentos e processos;
  • Eliminação de perdas, extravios e destruições indevidos de documentos e processos;
  • Compartilhamento simultâneo de documentos e processos, para fins de contribuição, acompanhamento da tramitação ou simples consulta;
  • Auxílio aos servidores em sua rotina, com a disponibilização de modelos e orientações sobre como proceder em situações específicas;
  • Incremento na publicidade dos processos, tornando mais fácil seu acompanhamento por servidores e por administrados, e o seu controle interno e pela sociedade;
  • Ampliação da gestão do conhecimento e da possibilidade de melhoria de processos, em razão da criação de uma plataforma única que permitirá a análise de fluxos de processos, sua comparação entre órgãos distintos e a melhoria baseada em experiências de sucesso;
  • Aumento da possibilidade de definição, coleta e utilização direta e cruzada de dados e indicadores, em razão da criação de um conjunto de bases de dados de mesma natureza.

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