Capacitações


À DISTÂNCIA SEM TUTORIA

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com os Correios, promove cursos a distância sobre o uso do SEI. O treinamento é voltado para servidores e agentes públicos dos três Poderes e esferas de governo que utilizam o sistema. Demais servidores públicos e cidadãos em geral também podem participar dos cursos.

A fim de auxiliar os órgãos em fase de implantação do SEI, foi elaborado um plano de capacitação na área. A proposta é alcançar um maior número de órgãos em um menor espaço de tempo, com eficiência e uso racional dos recursos públicos.

Está disponível no portal da Escola Virtual.Gov (Portal Único de Escolas de Governo para capacitações à distância) o curso online Sistema Eletrônico de Informações - SEI! USAR.

O curso é gratuito, sem tutoria, com certificado e pode ser feito de qualquer lugar, basta ter acesso à internet.

Acesse o portal da Escola Virtual.Gov, faça seu cadastro e aproveite esta oportunidade para aprimorar os seus conhecimentos.

O Portal Colaborativismo disponibiliza gratuitamente cursos do SEI contendo sistematizações de materiais disponíveis na internet sobre o tema.

O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desenvolveu o Módulo Aprendendo a usar o Sistema Eletrônico de Informações – SEI com o objetivo de capacitar os profissionais para a utilização correta do SEI, contribuindo para a realização das operações necessárias ao desenvolvimento das atividades demandas pelo trabalho e para a eficácia quanto à produção e trâmite de processos.

O curso, gratuito e sem tutoria, apresenta ao futuro usuário as principais funcionalidades do sistema visando oferecer condições mínimas de operacionalização de forma segura.

A Academia Nacional de Polícia (ANP) da Polícia Federal também disponibiliza ao público externo uma capacitação sobre o Sistema Eletrônico de Informações de forma gratuita.

O curso permite conhecer o Sistema Eletrônico de Informações - SEI e suas funcionalidades, bem como realizar as funções básicas de criar processos, movimentá-los, digitalizar documentos para inclusão, dar recebimentos e produzir documentos no próprio sistema.

Para fazer a capacitação, basta fazer um cadastro no Portal de Educação à Distância da Polícia Federal e acessar o curso SEI-PF.

Assista também ao vídeo de curso completo do SEI ministrado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.


PRESENCIAL

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão periodicamente divulga o cronograma de Capacitação de Multiplicadores do SEI nos cursos:

  • SEI Implantar (Instalar);
  • SEI Administrar; e
  • SEI Usar.

As capacitações são gratuitas e realizadas na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília/DF. 

Em outubro de 2018, o Confea inscreveu sete empregados como Multiplicadores do SEI, contemplando os três cursos.