Confea lamenta falecimento de Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura

Brasília, 29 de junho de 2023

Com profundo pesar, o Confea lamenta o falecimento do ex-ministro da Agricultura e engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli. Em nome das lideranças do Sistema Confea/Crea, o presidente Joel Krüger exalta a história deste renomado profissional. “Paolinelli foi um dos grandes nomes da Agronomia no Brasil, reconhecido por suas contribuições significativas para o desenvolvimento e modernização do setor agropecuário. Sua trajetória exemplar e dedicada ao campo fez dele uma referência em inovação, sustentabilidade e produtividade na agricultura”, ressalta o presidente do Conselho Federal.

Nascido em 10 de julho de 1936, em Bambuí (MG), Alysson Paolinelli dedicou sua vida ao estudo e à promoção de práticas agrícolas avançadas, impulsionando o crescimento da agropecuária brasileira e elevando o país a um patamar de destaque mundial nesse setor. Em 2006, Paolinelli recebeu o World Food Prize, conhecido como o Nobel da Alimentação. Foi embaixador da Boa Vontade pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e presidente do Instituto Fórum do Futuro, integrando iniciativas dedicadas a uma nova revolução científico-tecnológica a favor das pessoas, em harmonia com o meio ambiente e em benefício da paz mundial.

No cargo de deputado constituinte, atuou para incluir, na Constituição Federal, as bases para uma agricultura sustentável e competitiva. Paolinelli foi ainda professor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), instituição onde se formou; além de secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais; dirigente da Confederação Nacional da Agricultura; presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior do Brasil; e presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

Em 2021, o Confea apoiou a indicação do engenheiro agrônomo ao Prêmio Nobel da Paz. A menção foi uma iniciativa da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e corroborou a indicação por parte da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), apoiada por mais de 100 representantes de instituições científicas ligadas ao agronegócio de 28 países.

À época, o presidente Krüger se manifestou publicamente a favor de Paolinelli. “A indicação é motivo de orgulho para todo o Sistema Confea/Crea, e justifica-se pelo papel de liderança do ex-ministro da Agricultura, na década de 1970, na política brasileira de produção de alimentos em larga escala no Cerrado, um bioma antes considerado infértil. Paolinelli foi responsável ainda por inúmeras outras ações de incentivo à pesquisa, que resultaram em uma verdadeira revolução agrícola do país, em quantidade e qualidade, o que vem se mantendo ao longo de décadas, tornando a produção agrícola brasileira a maior base de sustentação do nosso Produto Interno Bruto e contribuindo ainda para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, comentou o presidente do Confea em fevereiro.

Em julho daquele mesmo ano, o engenheiro agrônomo marcou presença no lançamento oficial da Soea Connect, o maior evento anual do Sistema Confea/Crea e Mútua. Na abertura, o ex-ministro enalteceu a escolha do tema “A pandemia: aprendizados e desafios para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, aproveitou para contextualizar a Agronomia no cenário mundial no decorrer das décadas e relembrou o período em que esteve à frente do Ministério da Agricultura, quando foram criadas a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

O Confea expressa suas condolências à família, amigos e colegas de Alysson Paolinelli nesse momento de profunda tristeza. Seu legado será sempre lembrado e sua contribuição para a Agronomia no Brasil jamais será esquecida.

Que Alysson Paolinelli descanse em paz.

Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea)