Alysson Paolinelli destaca a importância do tema da Soea Connect

Brasília, 15 de julho de 2021.

Na tarde desta quinta-feira (15/7), houve o lançamento oficial da Soea Connect.  A solenidade foi marcada pela presença do engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e indicado ao Nobel da Paz 2021, que inclusive contou com o apoio formal do Confea

Na abertura, o ex-ministro enalteceu a escolha do tema “A pandemia: aprendizados e desafios para a engenharia, a agronomia e as geociências”, aproveitou para contextualizar a agronomia no cenário mundial no decorrer das décadas e relembrou o período em que esteve à frente do Ministério da Agricultura, na década de 70, em que foram criadas a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Alysson Paolinelli durante lançamento da Soea Connect

O agrônomo destacou a importância do cerrado e a maneira como foi importante ensinar o agricultor a trabalhar com o bioma, que se transformou na área mais produtiva e competitiva do mundo. “Em cinco anos, o cerrado já competia produzindo milho, feijão, algodão. Com a tropicalização da soja, em menos de cinco anos, ultrapassamos os produtores americanos”, relembrou. O agricultor brasileiro descobria as vantagens do clima temperado para a agricultura tropical. “Aqui temos produção durante 12 meses. Processos produtivos inovadores, com até três lavouras no decorrer de um ano, além da integração lavoura, pecuária e floresta. Assim, o Brasil se transformou em um dos maiores exportadores de alimentos”, destacou.

Paolinelli enfatizou a importância da agricultura tropical sustentável. “Somos capazes de nos sustentar e garantir a alimentação da população até 2050 com 40% da atual oferta (de alimentos)”, estimou. 

Confira a palestra na íntegra: 


Sobre a Soea Connect
Serão 160 palestrantes previstos na programação da Soea Connect, que está sendo organizada para ampliar o acesso dos profissionais do Sistema Confea/Crea a conteúdos técnicos. Representantes da ONU Mulheres e da FAO (Alimentação e Agricultura), da Organização Internacional do Trabalho, Sociedade Brasileira de Teletrabalho, Trata Brasil e Gerdau, além das parlamentares Leandre Dal Ponte (PV-PR), Tabata Amaral (PDT-SP) e Leila Barros (PSB-DF), são algumas presenças confirmadas para o evento on-line gratuito. 

O Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) e a Láurea ao Mérito também terão adaptações para o formato eletrônico. Participe do maior evento das engenharias, agronomia e geociências, que será realizado entre 15 e 17 de setembro, e está com as inscrições abertas

Leia também:
Lideranças participam do lançamento da Soea Connect
 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea