23 de novembro - Dia do Engenheiro Eletricista

Lembrar do dia do Engenheiro Eletricista é lembrar que o “Engenheiro” é um profissional legalmente habilitado para transformar, aproveitar os recursos naturais em beneficio do interesse social, humano e do meio ambiente. E como Engenheiro Eletricista um profissional capacitado para atuar na aplicação da energia em todas as suas formas.

Historicamente o dia do Engenheiro Eletricista coincide com a data de criação do Instituto Eletrotécnico e Mecânico (IEMI) de Itajubá em 23 de novembro de 1913, dando inicio a criação de novas escolas de Engenharia Elétrica.

No Brasil o numero destes profissionais habilitados somam aproximadamente 100.000 distribuídos pelas diversas áreas de aplicação.

A energia elétrica envolve entre outros: a Geração (usinas geradoras hidrelétricas, termoelétricas, e nucleares; a transmissão ou transporte em alta e extra alta tensão (EAT); distribuição que envolve a utilização nas residências, e indústrias; Telecomunicações (telefonia fixa e celular, rádio, televisão, internet); Informática e Eletrônica.

Em termos de produção de energia o Brasil está numa posição confortável em relação a matriz de energia de outros países, com destaque na produção de Energia Elétrica a partir de fontes hidráulicas e petróleo com pouca produção de energia nuclear e carvão.

Por outro lado as energias limpas e renováveis como biomassas, solar, eólica e outras formas de energia tendem a tomar cada vez mais espaço dentro da matriz de energia.

Todavia a demanda provocada pelo crescimento econômico e pelo aumento demográfico será um desafio constante na demanda de energia cabendo assim aos profissionais da Engenharia Elétrica  procurar intensivamente alternativas de energias aproveitando os recursos naturais em beneficio do interesse social, humano e do meio ambiente.

Lembrar do dia do Engenheiro Eletricista é olhar para trás com gratidão e para frente com fé e otimismo.

Eng Eletricista Aramis A Guerra
Diretor da Abee-Nacional