Confea valoriza ética profissional em primeiro Fórum de Estudantes do Consenge

Búzios (RJ), 28 de agosto de 2014.

A superintendente de Estratégia e Gestão do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheira de produção e de segurança do trabalho Ineivea Farias, palestrou sobre o Código de Ética Profissional durante o primeiro Fórum de Estudantes da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). Ao abrir o Fórum, o presidente da Fisenge, Carlos Bitencourt, comentou a inovação desse espaço dentro do Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), a preocupação com a paridade de gênero ao trazer os estudantes selecionados e a participação de entidades como o Confea.

"Superintendente Ineivea em palestra no Consenge"

Em sua palestra, Ineivea fez uma retrospectiva sobre o Congresso Nacional de Profissionais (CNP) de 2001, quando foi homologada a proposta de revisão do Código de Ética até então vigente, adotado três décadas antes, por meio da Resolução 205/71. Resultado de ampla discussão regional e nacional, o atual Código de Ética foi aprovado pelo Plenário do Confea no ano seguinte. Ela defendeu a ética como item de valorização profissional e ainda compartilhou com os jovens a experiência do Sistema Confea/Crea junto aos Creas Juniores e Creas Jovens. A superintendente destacou a participação dos jovens no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), realizado pelo Confea durante a 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Teresina (PI), de 12 a 15 de agosto. Relatou que houve 600 trabalhos inscritos e, destes, 400 foram selecionados. “Ainda contamos com a participação de mais de 1300 estudantes na Soea, onde são traçados rumos da engenharia. Neste ano tivemos a participação maciça dos jovens, seja por meio dos debates, seja por meio da apresentação de trabalhos no Congresso”, comemorou Ineivea.

A engenheira reforçou junto ao público jovem a importância do Sistema Confea/Crea e Mútua para a valorização profissional, para a regulamentação da profissão, além da fiscalização para assegurar segurança ao profissional e à sociedade. Ineivea Farias ainda destacou a participação do Confea na trajetória dos 20 anos da Fisenge.  “A Federação  faz parte do Cden (Colégio de Entidades Nacionais), logo é uma parceira no fortalecimento das profissões do Sistema”, e finalizou convidando os presentes a visitarem o estande do Confea no Consenge e no site do Confea e dos Creas.

"Estudantes consultando o Código de Ética"

Entre as pautas dos participantes do Fórum de Estudantes promovido pela Fisenge, está a criação dos Senges Jovens em todos os estados do Brasil. Hoje Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba e Paraná são alguns dos estados que já homologaram essa criação ou estão prestes a fazê-lo.

Além da superintendente do Confea, compuseram a mesa o presidente da Fisenge, Carlos Bittencourt; o diretor da Fisenge, Agamenon Oliveira; o vice-presidente do Senge-PE, Roberto Freire; e a titular da diretoria da Mulher da Fisenge, Simone Baía.

Depoimentos
Confira o depoimento do representante do Confea e coordenador do Colégio de Presidentes, engenheiro civil Jorge Silveira, sobre o evento. Confira também a opinião do presidente da Fisenge, engenheiro civil Carlos Bitencourt, sobre a participação do Confea no 10º Consenge.


Sobre o Consenge
Realizado de três em três anos, o Consenge orienta o papel da Fisenge nos temas sociais de interesse nacional. Este ano mais de 400 participantes foram inscritos. Eles representam cerca de 30 mil profissionais de sindicatos de todo o país. O 10º Consenge tem apoio do Confea, por meio de um convênio com a Fisenge, e é organizado por essa Federação e pelo Senge-RJ.

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea