Engenheiro de piadas

Rio de Janeiro, 14 de agosto de 2007

Com um humor afiado e muita descontração, o humorista e também engenheiro de produção Marcelo Madureira participou hoje, 14 de agosto, do 2º Fórum Jovem. Foi dele uma das palestras que mais atraiu e divertiu estudantes e profissionais presentes na 64ª SOEAA, com o tema “Pensar o passado, fazer o presente, construir o futuro”.

Conhecido pelo programa de TV Casseta & Planeta, e formado pela Escola de Engenharia da UFRJ, em 1983, Madureira falou sério, entre uma piada e outra. “Não fui só um estudante de engenharia, atuei na área por oito anos. A principal diferença que vejo de hoje para o passado, é que antes o jovem estava mais ligado no que acontecia”, declarou.

De acordo com o humorista, o Brasil ainda não tem um bom projeto de futuro e, por isso, aspectos como a infra-estrutura e o sistema de transportes não são bem sucedidos. “Se tivéssemos uma rede de transportes confiável, com certeza haveria uma melhor distribuição da sociedade no espaço urbano”, ressaltou.

Antenado com diversos temas atuais, Marcelo Madureira fez questão de mostrar para os mais jovens a importância do comprometimento que todo profissional deve ter. “Acho muito importante aceitar desafios, pensar em projetos, e acima de tudo ser um empreendedor”, afirmou. Segundo ele, os engenheiros de hoje têm um privilégio muito grande, como poder enfrentar, discutir e resolver os problemas ambientais.

Para o coordenador do Crea Estudante do Rio de Janeiro, Miguel Fernandez, a palestra foi interessante e mostrou “que o estudante de engenharia pode ser polivalente, e nada o impede de atuar em outras áreas”.

Por fim, os congressistas saíram da palestra com a descontração de quem acaba de assistir a uma comédia no teatro, mas com a reflexão de quem tem muito o que fazer para contribuir com a construção do futuro do país.

Equipe de Jornalismo da SOEAA