Francisco Saturnino Rodrigues de Brito

Francisco Saturnino Rodrigues de Brito nasceu em Campos dos Goitacases, em 1899, e morreu no Rio de Janeiro, em 1977. Ele trabalhou na construção de Brasília, responsável pelos sistemas de água e esgoto da Capital federal, atuando diretamente com o presidente Juscelino Kubitschek, com Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Burle Marx e outros profissionais envolvidos. Entre outros projetos importantes que implantou estão o saneamento da Lagoa Rodrigo de Freitas e o abastecimento de água das cidades de Salvador (BA) e de Petrópolis (RJ).
Formado em Engenharia Civil e de Minas pela Escola de Minas de Ouro Preto (MG), dedicaou a maior parte da sua vida profissional à engenharia hidráulica e sanitária e à docência. Filho do também engenheiro Saturnino de Brito, patrono da engenharia sanitária no Brasil, foi professor da Escola Nacional de Engenharia, atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Saturnino Brito foi ainda diretor e membro do conselho diretor do Clube de Engenharia por 28 anos até se eleger presidente da entidade em agosto de 1964, posto que ocupou até 1967. Ele também participou da fundação da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae), em 1935, e foi seu presidente por mais de 30 anos. Também foi fundador da Unión Panamericana de Asociaciones de Ingenieros (Upadi), que presidiu de 1949 a 1951, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).