
Florianópolis, 7 de abril de 2025.
Nos dias 4 e 5 de abril, o Confea em parceria com o Crea-SC, realizou mais uma etapa da Trilha de Inovação do Confea X, na Acate, em Florianópolis. O encontro reúne colaboradores e assessores de Creas de todo o país para debater o futuro da engenharia e a transformação do setor e do sistema por meio da tecnologia e da inovação.
A abertura contou com as palestras: “Mercado de trabalho e o profissional do futuro”, ministrada pelo presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, e “Transformação das cidades por meio da inovação colaborativa e da inteligência urbana”, apresentada por Thais Nahas, diretora da Vertical de Smart Cities da Acate.
O bate bate-papo abordou temas como inovação, perspectivas futuras, o papel da engenharia no desenvolvimento do país e cidades inteligentes.
Transformação e modernização no Sistema
O presidente Vinicius Marchese destacou em sua palestra os projetos e iniciativas que reposicionaram o Sistema Confea/Crea, garantindo entregas mais eficientes nos últimos anos. Destacou ações da gestão no Crea-SP e no Confea, entre elas, a modernização da gestão de frota de veículos de fiscalização, mudanças na carteira profissional, pagamento da anuidade por cartão de crédito e programas como o Crealab, Crea Capacita, Estágio Visita e o Clube de Vantagens.

Encontro reúne colaboradores e assessores de todos os Creas do país
Abordou também iniciativas como o projeto Seclima, voltado à proteção de áreas de mananciais e a ABNT Ilimitada, que disponibiliza normas técnicas aos profissionais. Outro ponto foi o Registro Único, uma das principais iniciativas do Confea para padronizar e uniformizar os processos. “Não é um registro único no sentido de um sistema único, mas uma estrutura que permita a comunicação e a integração entre os sistemas dos Creas”, explicou.
Marchese esclareceu também sobre o Confea X, uma iniciativa voltada à inovação no Sistema. “O Confea X não é uma estrutura, não é uma pessoa, não é um departamento. É uma ideia que concentra ações e projetos inovadores. Tudo o que pudermos conectar de boas práticas e iniciativas para auxiliar os Creas, faremos por meio do Confea”, afirmou.

Cidades inteligentes e inovação colaborativa
Thais Nahas, diretora da Vertical de Smart Cities da Acate, abordou a importância da inovação colaborativa para o desenvolvimento das cidades inteligentes. Ela destacou que cidades inteligentes não se resumem a avanços tecnológicos como carros autônomos, mas sim a soluções que tornam os espaços urbanos mais eficientes, sustentáveis e colaborativos.
Segundo Thais, a tecnologia tem papel fundamental na otimização do planejamento urbano, contribuindo para cidades mais sustentáveis e acessíveis. “A ideia é melhorar os processos e produzir soluções que tornem os ambientes urbanos mais saudáveis e funcionais. Podemos pensar em mudanças que incentivem a mobilidade ativa, reduzam a dependência de automóveis e promovam espaços mais humanizados”, explicou.
Disse ainda que a cidade não é feita apenas por uma prefeitura ou secretaria. “Precisamos nos envolver e colaborar com conhecimento e especialização para transformar esses ambientes”.
Inovação e legislação como prioridades
O presidente do Crea-SC, Eng. Kita Xavier, ressaltou a importância da aprovação do Projeto de Lei 1024/2020, que altera a Lei nº 5.194/1966, visando modernizar e aperfeiçoar a legislação do Sistema Confea/Crea, reforçando o papel essencial da engenharia no desenvolvimento das cidades e do país.

Kita falou também dos espaços de coworking na Acate e em outras cidades do estado, criados para fomentar a inovação e a tecnologia. “Queremos promover a inovação para fazer a diferença em nosso estado. Tudo que passa pela inovação, passa pela engenharia”, afirmou. Citou também o lançamento da E-CAT, ferramenta pioneira no Brasil para a emissão digital em menos de 24h como ação de inovação, proporcionando agilidade e praticidade aos profissionais.
Parceria com as entidades
A coordenadora do CDER Nacional, Eng. Rafaela Fabris, destacou a parceria entre entidades de classe e o Sistema Confea/Crea por meio dos editais de patrocínio, destinando recursos para eventos de capacitação aos profissionais. “Queremos agradecer e nos colocar à disposição de todas as entidades de classe do Sistema para sermos parceiros, ouvir as demandas dos profissionais, seja nas regionais ou nas modalidades”, afirmou.

Também estiveram presentes: a coordenadora da regional Sul do Confea, Eng. Caroline Burtet; a diretora financeira da Mútua-SC e presidente do Senge, Eng. Roberta Maas dos Anjos; o diretor de benefícios da Mútua Nacional, Eng. Evanio Nicoleit, o chefe de gabinete do Crea-SC, Eng. Felipe Penter, e o superintendente, eng. Flávio Schäfer.
Adriano Comin
Equipe Aicom do Crea-SC