Manaus, 04 de dezembro de 2009.
Redução do consumo de energia é apenas um dos objetivos do selo Procel, tema da palestra realizada na quinta-feira (03), durante o painel sobre Engenharia Elétrica. O selo tem o objetivo de avaliar a conformidade do nível de eficiência energética de edifícios comerciais, de serviços e públicos. Ministrada pela gerente da divisão de Projetos de Eficiência Energética em Edificações do Procel/Eletrobrás, Solange Nogueira Puente Santos, a explanação também abordou a importância do selo para a utilização de energias alternativas e para as construções sustentáveis, de acordo com normas de sustentabilidade ambiental. Serão avaliados os seguintes itens: iluminação, condicionamento de ar e envoltória da construção.
“Eficiência energética é fundamental ao debate sobre desenvolvimento sustentável e o Brasil se qualifica ao grupo de países capazes de avaliar energeticamente as edificações”, afirmou. Além da importância ambiental do selo, de acordo com Solange, é necessária a adesão de todos, envolvendo diversos setores da sociedade, entre entidades de classe e profissionais. “O selo significa uma mudança de cultura e uma interação entre diferentes categorias e setores”, disse.
O selo segue os princípios da Lei nº 10.295/2001 que dispõe sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia visando ao desenvolvimento da eficiência energética do país.
Camila Marins
Assessoria de Comunicação da Fisenge