Presidente Benjamin Zymler, do TCU, recebe lideranças do Sistema em audiência

Brasília, 01 de junho de 2011.

Recebido pelo presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Benjamin Zymler, em audiência, ontem (31), o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, acompanhado por lideranças da arquitetura e de entidades nacionais ligadas ao Cden (Colégio de Entidades Nacionais), fez uma consulta quanto à legalidade da abertura de uma conta única nacional para depósito de 50% dos recursos recolhidos dos arquitetos pelos Creas, nos termos da Lei nº 12.378/2010.

A necessidade de dar segurança jurídica à medida foi motivada por uma demanda solicitada pela Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas da Arquitetura (CCEARQ) que, para ter acesso a esses recursos de forma mais célere, protocolou pedido ao Confea. A solicitação, no entanto, foi submetida e rejeitada pelos conselheiros federais na última Sessão Plenária.

“A insegurança quanto ao correto entendimento da Lei levou tanto o nosso Plenário, quanto o Colégio de Presidentes, a não dar provimento à solicitação dos arquitetos”, destacou o presidente Marcos Túlio, afirmando que um parecer do TCU daria tranquilidade a todos quanto à legalidade da ação, por isso a solicitação de um parecer do Tribunal.

O TCU, no entanto, não pode conhecer a representação, por se tratar de uma matéria não incluída na competência da Corte. Diante dessa limitação legal, o presidente do TCU sugeriu que a solicitação fosse feita pelo presidente da Câmara, do Senado ou por um ministro de Estado, assim a decisão do Tribunal acarretaria na obrigatoriedade da obediência ao seu parecer.

“O TCU, para pacificar conflitos de interpretação, às vezes, não conhece uma matéria  pela limitação legal , mas pacifica diante da excepcionalidade, com um parecer da área técnica”, afirmou Benjamin Zymler, no entanto, frisando que essa ação não é formal. Para o ministro Marcos Bemquerer, também presente à audiência, o ideal é o encaminhamento pelos meios formais sugeridos.

Da reunião ficou acertado que o Sistema Confea/Crea e também as lideranças da arquitetura articulariam para que a consulta seja enviada formalmente.
 
Presentes à reunião os conselheiros federais Anderson Fioreti e Kleber Souza, Fernando Costa (Abea-Arq), Alexandre Santos (Febrae), Fernando Juliatti (Abeas) e Elizeu Brito (Faep-BR).

Ondine Bezerra
Assessoria de Comunicação do Confea