Anatel considera pedido para Confea participar de seu conselho consultivo

Brasília, terça-feira, 11 de outubro de 2005

"Elifas do Amaral"
Mostrando-se bastante interessado em conhecer melhor o trabalho do Confea, e concordando com a solicitação de que a  instituição participe do Conselho Consultivo da Anatel, Elifas do Amaral, presidente da agência, garantiu que participará da próxima reunião plenária do Confea e que reivindicará a vaga junto ao Ministro das Comunicações.

Esse foi o resultado da audiência mantida na última sexta-feira, 7, entre Amaral e uma delegação do Confea, formada pelo eng. ftal e primeiro vice-presidente Fernando Bemerguy, pela gerente de Relações Institucionais, enga. e arquiteta Carmem Eleonora Soares, pelos conselheiros federais e  eng. eletricistas  Milton da Costa e Olavo Botelho e ainda pelo coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica, Sérgio Cardoso.

Para Cardoso, é fundamental a participação do Confea no conselho consultivo da  Anatel. Ele afirma que “tanto Confea quanto os profissionais da área de telecomunicações terão muito a ganhar com a parceria”.

Além da vaga no conselho consultivo da Anatel, outro dos temas abordados foi o registro e visto de trabalho dos engenheiros e técnicos da agência, que devem estar vinculados aos Creas de seus Estados de origem.

Bemerguy, por sua vez, entregou a Amaral a súmula da  reunião das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica realizada em junho de 2004, durante a qual foram tratados temas como a medição da radiação de ondas eletromagnéticas. Pelos estudos realizados pelo Crea-BA, o nível de radiação estipulado pela Anatel que é de 40 volts por metro, deve ser reduzida  para 9 volts por metro.

A entrega do documento teve o objetivo de conscientizar Amaral sobre o pensamento dos técnicos sobre assunto, considerado importante para a proteção da saúde da comunidade.

Isabel Meneghetti
Da equipe da ACOM