Brasil sedia evento internacional da construção

Brasília, 03 de fevereiro de 2006 

Segurança e Saúde Ocupacional na indústria da construção é o tema do XXVIII Simpósio Internacional da seção de Construção da AISS (Associação Internacional da Segurança Social). O evento acontece pela primeira vez no Brasil e será realizado de 22 a 24 de março, na sede da Fundacentro, em Salvador (BA).
 
O objetivo principal do simpósio – que terá 24 palestras e 32 apresentações interativas de pôsteres -  é reduzir o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho na construção
por meio do relato de experiências feito por especialistas de diferentes países. 
 
O simpósio tem como público-alvo entidades governamentais, empregadores, trabalhadores, companhias de seguro, profissionais da área de segurança e saúde no trabalho, comunidade científica e todos os envolvidos, direta e indiretamente, na indústria da construção.
 
A construção civil é um segmento de extrema importância para a economia brasileira. Em 2004, foi responsável por 7,28% do PIB nacional. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, há 118.993 empresas construtoras no País, das quais 94% são micro e pequenas empresas. Ao todo, o setor emprega cerca de 4 milhões de pessoas. No entanto, a informalidade da mão-de-obra na construção é da ordem de 61%.

A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho — Fundacentro desenvolve ações em âmbito nacional desde os anos 80, promovendo estudos e pesquisas na indústria da construção por meio do Programa Engenharia de Segurança na Indústria da Construção (PROESIC). Dentre as ações desenvolvidas pelo programa, destacam-se os cursos e treinamentos para dirigentes sindicais e operadores de elevadores de obras, a produção de vídeos educativos e o gerenciamento do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT).
 
Mais informações: http://www.fundacentro.gov.br/start/default.asp?D=AISS2006.