CCS realiza 3ª Reunião Ordinária no Rio Grande do Sul

Brasília, quinta-feira, 28 de julho de 2005

Elaboração do Planejamento Estratégico da Comissão, segundo o eng. civil João de Oliveira Sobrinho, coordenador da Comissão de Controle do Sistema (CCS), foi uma das decisões mais importantes da 3ª reunião ordinária, ocorrida nos dias 6, 7 e 8 de julho, no Rio Grande do Sul. O projeto visa gerar todas as definições e elementos de natureza conceitual, institucional e organizacional necessários à gestão econômica-financeira do Sistema Confea/Crea.

Dentre as definições do projeto, estão a de apoiar os Creas de menor porte na sua reestruturação administrativa, visando o equilíbrio econômico-financeiro, assim como minimizar custos, melhorando a eficiência e tempo de resposta na execução de seus objetivos. Outro ponto em destaque é construir a médio e longo prazo, o equilíbrio econômico-financeiro das regionais integrantes do sistema, e acompanhar, periodicamente o desempenho dos Creas.

O trabalho de reestruturação dos Creas de menor porte, neste momento, está sendo desenvolvido pelo assessor Wladislaw Baciuk do Crea-RR, com o acompanhamento do GT/Ordem Econômica e da CCS.

Foi aprovada também, pelo GT e pela CCS, a proposta de desenvolvimento para automatizar o FINDATA através da criação de banco de dados e sistema de computador. Este sistema permitirá a inclusão dos dados pelos Creas no momento em que são liberados, para que sejam disponibilizados mensalmente, evitando assim, a perda de tempo, que hoje chega até um ano entre o momento da ocorrência do fato e a disponibilização das informações para análise gerencial.

As propostas de resolução que tratam das anuidades, taxas e limites para o exercício de 2005  foi outro ponto discutido na reunião. No próximo encontro, que será realizado em Cuiabá, no Crea-MT, de 3 a 5 de agosto, o GT e a CCS devem concluir os trabalhos sobre a matéria.

Isabel Meneghetti
Da Equipe da ACOM