Clima será debatido em encontros promovidos pelo Confea e MCT

Brasília, 26 de janeiro de 2006

O Confea e a Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima iniciaram na tarde de hoje, na sede do Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília, as tratativas para a realização este ano, de uma série de debates sobre questões relativas ao clima e ao Protocolo de Kioto, tendo os profissionais da área tecnológica brasileira como público-alvo.

"O Confea é formador de opinião e tomador de decisões. A parceria com o conselho vai permitir atingir uma grande massa de profissionais que desenvolvem um papel importante no desenvolvimento do país. Essa é a diretriz. A solução do clima é aperfeiçoarmos a tecnologia onde se mostra eficiente e corrigir as distorções existentes", afirmou José Domingos Miguez, secretário executivo da comissão, ao  aceitar a proposta apresentada pelo novo presidente do Confea, eng. civil Marcos Túlio de Melo.

"Nosso propósito, disse Marcos Túlio, é conscientizar cada vez mais os profissionais da área tecnológica brasileira sobre a importância da sustentabilidade ambiental. Este é o momento de provocarmos o debate sobre o clima tanto entre os profissionais ligados ao Sistema, quanto  durante a terceira edição do Congresso Mundial de Engenheiros que acontecerá no Brasil em 2008", adiantou Túlio.

Ao ouvir de Túlio que "sustentabilidade, clima e as oportunidades geradas pelo protocolo de Kioto precisam ser discutidas com maior profundidade pelos profissionais representados pelo Sistema", Miguez confirmou a participação do MCT nos debates e reafirmou que a "iniciativa do Confea é mais que bem vinda".

Maria Helena de Carvalho
Da equipe da Acom