Com incentivo do Confea, Crea-BA implanta SEI Multiórgãos

Salvador (BA), 6 de julho de 2023.

O Crea-BA foi o primeiro do Brasil a integrar a base única de criação e tramitação de processos por meio do Sistema Eletrônico de Informações do Sistema Confea/Crea e Mútua. A implantação oficial do SEI ocorreu nesta quinta-feira (6/7), em uma solenidade híbrida voltada aos funcionários da sede e interior, que contou com a participação dos presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Joel Kruger; do Conselho baiano, Joseval Carqueija; e do Piauí, que também coordena o Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste, Raimundo Ulisses Filho; da conselheira federal pela Bahia, Michele Costa; e do superintendente de Estratégia e Gestão do Federal, Renato Barros.

O presidente Joseval Carqueija ressaltou o pioneirismo do Crea e o marco importante para a história do Sistema Confea/Crea e Mútua. Ele lembrou dos passos iniciais do interesse do Crea-BA pela ferramenta que teve início em 2021, quando encaminhou ofício ao TRF4, com sede no Rio Grande do Sul, órgão responsável pelo SEI. “O sistema é usado por vários órgãos federais e estaduais. Os Creas do Paraná e Rio Grande do Sul já usam o SEI e vão migrar agora para o multiórgãos, interligando-se também ao Conselho Federal. Recebemos total apoio do Confea e aceitamos o desafio de assumir o projeto piloto de integração. A Bahia cumpriu o prazo e foi o primeiro a migrar. É um passo muito importante para o fortalecimento dessa engrenagem, que para funcionar, precisamos que todos trabalhem juntos e tenhamos um sistema em que todos os Creas tenham a mesma linguagem”, enfatiza.

Carqueija ainda detalha características do SEI, como fácil acesso e segurança. “É um sistema limpo, que tem um controle maior e o melhor, não precisamos nos adequar, pois ele já está em funcionamento. Todos que trabalham com o SEI elogiam bastante. Agradeço o esforço das equipes do Crea e Confea, que fizeram parte da implantação do sistema”, acrescenta.

“Quem chega primeiro sempre pega água limpa”, assim iniciou o seu pronunciamento o presidente Joel Kruger bastante satisfeito com a empreitada do Crea-BA. Segundo o gestor, quem abraça o pioneirismo encontra dificuldades, mas também compreensão. Reforçando as palavras de Carqueija, falou sobre a leveza e praticidade do SEI e destacou, sobretudo, a sustentabilidade da ferramenta. “Não utilizamos mais papel. Todos têm acesso integral aos processos digitalizados com segurança, sem aquelas ocorrências de extravios de processos quando ocorria no período de trâmite físico. Facilita também a assinatura de termos, convênios, parcerias e contratos, que antes levava semanas, e agora pode ser feita de forma imediata e em tempo real, com toda segurança”, reforça.

Para Joel, a Bahia inaugura um novo tempo de integração para o Sistema que prevê no futuro o relacionamento direto com os 27 Creas. “Parabenizo a toda equipe envolvida do Crea-BA e corpo funcional, bem como a do Confea, os conselheiros federais porque sem o apoio e supervisão dos conselheiros federais não seria possível concretizar ações como essa do SEI”.

A conselheira federal pela Bahia, Michele Costa, falou sobre a alegria de ter participado da discussão da implantação do SEI no seu estado de origem. “O presidente Carqueija sempre aceita desafios e é um entusiasta do SEI pela facilidade e segurança do sistema. Estou feliz em poder participar e comemorar esse feito para o Crea-BA, que vai facilitar a gestão de documentos e viabilizará a comunicação com o Confea”, comenta.

Renato Barros, que coordena o SEI no Confea, disse que estava muito feliz com a realização. “Ajustes e melhorias acontecerão, mas é um grande avanço a implantação do SEI Multiórgãos no Crea-BA para unificarmos os procedimentos”, adianta.

A iniciativa tem a proposta de integrar Confea e Creas em um mesmo ambiente centralizado de gestão de processos e documentos digitais, modernizando e agilizando os processos internos, melhorando os fluxos internos e aprimorando os serviços.

Leia mais:
Sistema Confea/Crea avança na implantação do SEI Multiórgãos

Nadja Pacheco (Ascom do Crea-BA), com adaptações