Comitiva do Confea reúne-se com senador Marcelo Crivella

Brasília, 26 de abril de 2006

A celeridade de tramitação do Projeto de Lei 5.900 de 2005, que dispõe sobre a representação federativa no plenário do Confea, foi um dos assuntos debatidos hoje, 26 de abril, entre o presidente do Conselho, Marcos Túlio de Melo, e o engenheiro e senador Marcelo Crivella (PL-SP), que o recebeu em seu gabinete, juntamente com uma comitiva.

O projeto foi aprovado ontem na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados e segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça da mesma casa, onde deverá ser relatado pela deputada Edna Macedo (PTB-SP) e, se aprovado, seguirá para o Senado. “Vou fazer o possível para agilizar a tramitação desse projeto”, garantiu Crivella.

Marcos Túlio propôs uma reunião conjunta entre o Confea e a Frente Parlamentar de Engenharia para debater algumas mudanças necessárias ao PL, que está em discussão desde 1991. “O texto aprovado ontem está na linha defendida pelo Conselho, mas precisa de pequenos ajustes”, explicou Marcos Túlio ao senador.

Outro tema debatido nesse encontro foi a TV Digital. A comitiva  composta pelos coordenadores do Cden, Francisco Machado; do Colégio de Presidentes, Wellington Costa; da Comissão de Assuntos Nacionais, Jacques Sherique; pelo assessor da presidência, Luiz Carlos Soares; assessor parlamentar Carlos Murilo, além dos Conselheiros federais Maria Higina do Nascimento e João Sobrinho  entregou ao senador um manifesto produzido pelo Confea, em prol de um modelo brasileiro para a TV Digital.

“Em dez meses, os 22 consórcios que se propuseram a analisar o tema, chegaram à conclusão de que o Brasil tem condições de dominar essa tecnologia por ele mesmo, não há necessidade de importar o modelo japonês, o europeu ou o norte-americano”, ressaltou Marcos Túlio, defendendo que a discussão desse tema é urgente. “Estamos diante de um potencial tão importante quanto foi a Petrobrás na década de 50”, enfatizou. A comitiva encaminhará ainda ao senador um vídeo produzido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), sobre o resultado da pesquisa dos consórcios.

Pensar o Brasil  A comitiva convidou Crivella para participar de um dos debates  sobre a infra-estrutura para o desenvolvimento nacional  da 63ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, que reunirá cerca de 2.500 lideranças de todo o país em Maceió (AL), nos dias 20 a 24 de agosto e será realizado paralelamente a uma feira de inovação tecnológica, com estandes que mostrarão o “estado da arte” em cada modalidade da área tecnológica.

Conforme o assessor Luiz Carlos Soares, o evento faz parte do projeto “Pensar o Brasil”, que começará com a realização de cinco seminários, realizados em cada região do país, em julho. “A idéia é concentrar a feira tecnológica, os debates da Semana Oficial, além das propostas resultantes dos seminários realizados pelo país”, explicou Soares. “Pretendemos também realizar debates e entregar as propostas aos candidatos à presidência da República. Esse evento terá uma grande repercussão na nossa categoria”, reforçou Marcos Túlio.

WEC 2008  A comitiva pediu, ainda, o apoio de Crivella para a realização de uma audiência entre o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e o presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenheiros (FMOI), Kamel Ayadi, sobre a III Convenção Mundial de Engenheiros (WEC, na sigla em inglês), que será realizada no Brasil em 2008. “Caso não seja possível a reunião com o Presidente da República, por causa do momento político que estamos vivendo, certamente conseguiremos uma audiência com o vice-presidente”, garantiu o senador.

Mariana Zanatta - Da equipe da Acom
Foto: Alberto Ruy