Confea confirma participação no Fórum Social Mundial

Brasília, 27 de outubro de 2005


O plenário do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia aprovou nesta quinta-feira (26/10) a participação da entidade no 6º Fórum Social Mundial que acontece em Caracas, na Venezuela, de25 a 29 de janeiro de 2006. A participação de representantes do Conselho foi aprovada por unanimidade pelo plenário. O presidente da CAN, Comissão de Assuntos Nacionais, Francisco Machado da Silva, ao defender a participação do Confea lembrou que em edições anteriores, a participação do Sistema foi intensa, com apresentação de temas para debates e defesa de proposições.

Outros doze conselheiros também defenderam a participação ativa do Conselho. “Nos eventos anteriores, a participação do Confea foi marcante”, lembrou o conselheiro Manuel de Almeida Dure. “Temos compromisso com o desenvolvimento e o Fórum é uma excelente oportunidade para que se defenda a atuação mais social das profissões da área de tecnologia”, completou a conselheira Maria Higina do Nascimento.

Os integrantes da CAN ressaltaram ainda a necessidade de manifestar à sociedade as soluções e propostas para atender as inquietações sociais, utilizando a tecnologia e os seus profissionais como base para a sustentabilidade em busca de maior Justiça Social. O plenário aprovou a participação de uma delegação com 11 representantes: o presidente do Confea, o coordenador da CAN, três conselheiros federais, um representante do Colégio dos Presidentes de Creas, um representante do CDEN (Conselho de Entidades Nacionais), um representante dos coordenadores nacionais de Câmaras Especializadas e três colaboradores, sendo um da Assessoria de Comunicação.

O Sistema Confea/Crea deverá apresentar no FSM propostas referentes aos seguintes temas: Acessibilidade, que já virou uma bandeira internacional do Conselho, segurança alimentar, saneamento e resíduos sólidos, recursos hídricos e transportes públicos e alternativos. A discussão dos temas e elaboração das proposições será coordenador pela CAN.
 
Roger Bitencourt
Da equipe da ACOM