Confea participará da celebração dos 40 anos da meteorologia no Sistema

Brasília, 28 de setembro de 2020.

O Confea irá marcar presença no evento dos 40 anos da meteorologia no Sistema Confea/Crea e Mútua, previsto para acontecer em 14 de outubro, no Centro de Extensão José Farias Nóbrega (UFCGPB), em Campina Grande (PB). A participação foi aprovada pelo plenário federal na sessão do dia 25 de setembro. 

O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de informações e experiências entre universidades, institutos de pesquisa, órgãos governamentais e associações civis, sobre as temáticas clima, previsão do tempo e o exercício profissional. 

Para celebrar as quatro décadas de regulamentação da profissão de meteorologista, o Confea irá recepcionar o público de alunos, especialistas, professores e pesquisadores de renome nacional em estande, com distribuição de publicações institucionais e informações sobre o sistema profissional. 

Láurea ao Mérito 
Está reaberto até 20 de novembro o prazo para indicação de profissionais e instituições a serem homenageados pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, com a Medalha do Mérito, Inscrição no Livro do Mérito e Menção Honrosa. O ajuste de data leva em consideração a dificuldade de alguns Creas em tramitar os documentos necessários durante a pandemia. De acordo com o chanceler, eng. mec. Carlos de Laet, os nomes sugeridos pelos Creas até o momento já foram avaliados pela comissão. 

Intercâmbio internacional
Também em outubro, de  28 a 30, representantes do Sistema irão participar da Convenção da Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE, na sigla em inglês). Desta vez, o evento acontece por videoconferência, com a realização de palestras sobre as tecnologias disruptivas do século XXI, segurança física e operacional na prática da engenharia civil, além da reunião anual dos membros da ASCE.

Em novembro, outro grupo irá integrar a Reunião Internacional Anual Virtual da Sociedade Americana de Agronomia (ASA, na sigla em inglês) com a Sociedade Americana de Ciências Agrícolas e a Sociedade Americana de Ciências do Solo. Entre os dias 9 e 13, terão destaque as discussões em torno do Programa de Consultoria Internacional em Culturas Certificadas da ASA, com a proposta de desenvolver um programa para o Brasil. A expectativa é ainda avançar nas tratativas sobre parceria entre o Confea e a ASA, para oferecer cursos e certificação profissional, utilizando a plataforma e conteúdo da entidade norte-americana. “Este é um evento técnico-científico de altíssimo nível e que vem coroar nossa articulação com a ASA voltada para a certificação profissional”, destacou o coordenador da Comissão Temática Certificação de Profissionais do Grupo Agronomia, eng. agr. Luiz Lucchesi.

Atuação no Ministério da Agricultura
O plenário indicou representantes do Sistema para participar do processo seletivo visando compor 31 câmaras temáticas e setoriais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que compõem o Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA), órgão vinculado ao Ministério, que tem como missão orientar a elaboração do Plano Safra e propor ajustes e alterações na política agrícola.

De acordo com a decisão plenária, os membros irão participar dos fóruns até o final de 2021 e “terão assegurada sua participação e destacada relevância, especialmente na orientação estratégica, na prestação de informações técnicas e institucionais” nas 31 Câmaras Setoriais e nas cinco Temáticas. Enquanto as primeiras são específicas por cadeia produtiva (por exemplo: há a CS Hortaliças, a CS Carne Bovina, a CS Algodão e a CS Cerveja), as cinco Câmaras Temáticas são transversais e se relacionam com mais de uma cadeia produtiva; tratam, por exemplo, de logística, insumos, orgânicos, sustentabilidade e irrigação. 

Normas técnicas
No próximo dia 27 de outubro, representantes da Comissão Temática Engenharia de Avaliações e Perícias (CTEAP), do Confea, irão participar de reunião na sede da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em São Paulo (SP). A proposta é iniciar tratativas relacionadas ao regramento sistemático das normas técnicas de avaliações e perícias em engenharia, em face de várias manifestações do Sistema Cofeci/Creci, e em algumas com a participação de membros da ABNT, no sentido de elaborar normas de avaliações e perícias para uso dos corretores de imóveis. Com isso, a 4ª reunião ordinária da CTEAP será realizada nos dias 26 e 27 do mesmo mês, também na capital paulista. “Temos que agir com muita força nesse processo de elaboração de normas. Caso contrário, as consequências serão grandes no mercado de trabalho”, disse o eng. agr. Annibal Margon, ao relatar o processo.

Obras públicas 
O Confea passa a contar com Grupo de Trabalho Orçamento de Obras Públicas e Engenharia de Custos, dedicado à elaborar cartilha orientativa aos profissionais, a fim de assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade. O eng. civ. João Carlos Pimenta irá coordenar o GT composto por outros quatro conselheiros e um engenheiro civil convidado. 

Reuniões das coordenadorias
As Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas tiveram a agenda de 2020 redefinida. Até 15 de dezembro, os fóruns poderão realizar duas reuniões ordinárias on-line, sendo uma por videoconferência e outra presencial, com a garantia da participação virtual. A nova programação atende a um pedido dos coordenadores que demonstraram preocupação em cumprir o calendário de reuniões. “Queremos entregar um trabalho completo, mas tememos que, neste cenário que se impôs, nossa agenda seja comprometida”, observou o titular da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial, eng. prod. metal. Sergio Ricardo Lourenço (Crea-SP), ao mencionar a dificuldade de realizar os trabalhos durante a pandemia. 

Relatório de Gestão
O primeiro item da sessão plenária foi a apreciação do encaminhamento ao Tribunal de Contas da União (TCU) do Relatório de Gestão do Confea de 2019. A peça é entregue anualmente ao TCU, junto com outros documentos de prestação de contas, como o Relatório de Atividades da Auditoria Interna, o Relatório de Correição da Controladoria e o Rol de Responsáveis. A data final para o encaminhamento é 30 de setembro. 

Representações
Ainda pela manhã, os conselheiros aprovaram deliberação da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) de indicar o engenheiro aeronáutico Mauricio Pazini Brandão para representar o Confea no Grupo de Trabalho Política Nacional do Espaço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (GT-PNE/MCTI), que tem a finalidade de revisar a Política Nacional de Desenvolvimento de Atividades Espaciais (PNDAE). Pazini tem mestrado e doutorado na área e, desde 1979, leciona no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Oficial engenheiro da Força Aérea Brasileira, Pazini tem a patente de brigadeiro. “É um cientista reconhecido internacionalmente”, pontuou o conselheiro federal, eng. civ. Carlos Vilhena.

Outra representação aprovada foi a indicação dos engenheiros agrônomos Márcio Sena Pinto (produtor rural e prestador de assistência técnica rural) e Clóvis do Lago Albuquerque (prestador de assistência técnica rural) para representarem o Confea no Projeto Monitor Seguro Rural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que consiste em ações permanentes de avaliação de produtos e serviços ofertados pelas seguradoras. Lançado em julho último, o projeto está previsto para funcionar até 2022 e conta com a participação de entidades representativas dos produtores rurais e cooperativas e de revendas de insumos, de companhias seguradoras, resseguradoras e corretores, de peritos e de instituições financeiras.

Entidades credenciadas
A Cais também colocou em pauta revisões de credenciamento de instituições no Colégio de Entidades Nacionais (Cden). Tiveram a revisão aprovada a Federação Brasileira de Associação de Engenheiros (Febrae), a Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas (ABEE) e a Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF).

Beatriz Craveiro e Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea