Conselheiros apóiam programa de TV que estréia no domingo 1º de maio

Brasília (DF), 29.04.2005


"A TV é um veículo que abrange todas as classes sociais e o programa divulgará o trabalho do Confea, que tem compromisso com os profissionais da área tecnológica", afirma Maria José Balbaki Fetti, eng. mecânica e conselheira pelo Tocantins. Ela, como os demais conselheiros federais, aguarda o programa de TV Cenário Brasil Confea/Crea, que estréia no próximo domingo, 1º de Maio, às 12h, na TV Record com transmissão para todo o país.

"É inegável a contribuição da área tecnológica para o desenvolvimento do Brasil. Por isso, neste 1º de maio, o programa de TV vai homenagear o trabalhador das nossas áreas profissionais", diz o presidente do Conselho Federal, eng. Wilson Lang, convidando todos os profissionais do Brasil a assistirem o programa.

 Lang destacou que este é o primeiro de um bloco de cinco programas que serão exibidos quinzenalmente pela Rede Record. Segundo ele,  a partir de segunda-feira o programa estará disponível também no site do Confea, onde também constará um fórum para avaliação. "Nossa intenção é aprimorar o programa a cada edição, e depois avaliarmos a possibilidade de manter este canal de comunicação, que sem dúvida, permite maior alcance do profissional na ponta", explicou.

Para os conselheiros reunidos em Brasília, durante a plenária 1327, é inegável a importância da utilização da TV como veículo para divulgar as profissões representadas pelo Sistema Confea/Crea.

Maria Higina do Nascimento, eng, agrônoma e conselheira pela Bahia, acha que "é interessante o público começar a ter informação e se conscientizar da importância da engenharia, arquitetura e agronomia. É fundamental que o programa de TV seja voltado para a valorização do profissional na  construção e implementação de obras".

Fernando Costa, arquiteto e representante das  Instituições de Ensino Superior da Área da Arquitetura, diz que "é incontestável a importância da TV como veículo de comunicação que alcança um público enorme", e sugere "uma constante avaliação do custo/benefício do programa para decidir sobre sua continuidade".

João Sobrinho, conselheiro pelo Pará, favorável à utilização da TV, diz que a iniciativa "fará com que o Sistema Confea/Crea aumente seu espaço nos meios de comunicação".

Anjelo da Costa Neto, eng. civil, representando o Crea-RN, acredita que "a iniciativa é importante porque estamos fazendo uma experiência piloto o que permitirá ajustes, se necessários". Ele também antevê  que o programa poderá ser transmitido pelas TVs a cabo".

Manuel Duré, eng. Agrônomo e conselheiro pela Paraíba, diz que "o programa é uma ótima oportunidade para alcançar um número cada vez maior de profissionais".

Lino Gilberto da Silva, representante das Instituições de Ensino Técnico, concorda com a iniciativa e defende ampla divulgação anunciando que o programa irá ao ar para alcançar não só profissionais da área tecnológica mas a sociedade em geral".