Consoea avança na identidade visual e estrutura do Centro de Eventos

 

Mesa de trabalhos da ConSoea
Mesa de trabalhos da ConSoea, que realizou sua oitava reunião ordinária do ano, definindo aspectos da identidade visual e da estrutura do Centro de Convenções de Salvador, que sediará a Soea dentro de um ano

Brasília, 19 de outubro de 2023.

Equilibrar aspectos da cultura, da natureza baiana e representar as profissões do Sistema foram algumas das preocupações da Comissão Organizadora Nacional da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – ConSoea, durante sua oitava reunião ordinária, realizada nesta quarta-feira (18/10), no auditório do Confea. Assim, a identidade visual do evento que tomará o Centro de Convenções de Salvador, de 7 a 10 de outubro do próximo ano, está prestes a ser definida para começar a ser executada. “Com essa definição, será possível trabalhar no projeto 3D do evento, a partir de elementos culturais, mas com muita inovação”, comentou a secretária da ConSoea, publicit. Sílvia Girardi.

No mês passado, a ConSoea e o plenário haviam aprovado o tema do evento: “Educação, tecnologia e inovação para um futuro sustentável”. Na visão do presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, a definição da identidade visual estabelece uma diretriz, “embora saibamos que, ao longo desse período de um ano, haverá diversos desdobramentos onde será possível conduzir alguns aprimoramentos necessários”.

Mesa de trabalhos da ConSoea
Mesa de trabalhos da comissão: secretária da ConSoea, Sílvia Girardi; chefe do setor de Relações Públicas, Marcos Farias; coordenador da Cais, conselheiro federal Francisco Lira, e chanceler do Mérito, geol. Mário Cavalcanti



As participações remotas do presidente em exercício e da assessora do Crea-RS, Denise Friedrich, foram acompanhadas presencialmente pelo chanceler do Mérito, geol. Mário Cavalcanti, pelo coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), eng. agr. Francisco Lira; pelo chefe do Setor de Relações Públicas, Marcos Magalhães de Farias; pelo presidente em exercício do Crea-BA, eng. civ. Jaime da Cruz; pela presidente em exercício do Crea-GO, eng. amb. Wanessa Silva Rocha; pelo presidente em exercício do Crea-RS, eng. civ. João Luís Collares; pelo representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. civ. Lúcio Henrique Bandeira; pelo representante das coordenadorias nacionais de câmaras especializadas, eng. ftal. Reginaldo Rocha Filho, e ainda pela coordenadora de comunicação e marketing do Crea-BA, Vanessa Costa.

Auditórios, salas e outros espaços
“Trabalhamos muito nessas plantas para proporcionar a melhor experiência ao participante”, disse o chefe do SetRP, Marcos Farias, antes de as propostas sobre o uso dos espaços do Centro de Convenções de Salvador serem aprovadas unanimemente, planta a planta, pelos integrantes da ConSoea.  

Chefe do setor de Relações Públicas, Marcos Farias
Chefe do setor de Relações Públicas, Marcos Farias



Com a manutenção de experiências que deram certo na Soea de Gramado, como as catracas digitais acessíveis por QR Code, e outras que precisarão ser descontinuadas, em decorrência da arquitetura do local, é possível descrever que a Soea de Salvador apresentará espaços mais integrados, proporcionando uma convivência mais próxima para os participantes do evento em dois pisos do Centro de Convenções. “Teremos o controle de acesso, inclusive com totens digitais e balcões de credenciamento, semelhante ao que houve em Gramado”, comenta ainda Farias.

Detalhe da infraestrutura do Centro de Convenções de Salvador
Detalhe da infraestrutura do Centro de Convenções de Salvador



O auditório principal com 2.500 lugares, no térreo, será utilizado juntamente com o espaço da ExpoSoea, onde ficarão os estandes dos Creas e ainda do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), do Confea e da Mútua, além da Ilha da Inovação, da Ilha Contecc e da praça de alimentação. “Dessa vez, contaremos também com a Praça da Inovação, um ambiente que contemplará a Arena para 500 pessoas, startups e áreas de convivência. Pela disposição do espaço, a posição dos estandes dos Creas será por sorteio”, descreveu a secretária da Soea, Sílvia Girardi. Vanessa Costa, coordenadora de comunicação e marketing do Crea-BA, destacou que estarão presentes estandes com comidas regionais. “Certamente não faltará acarajé e muita animação”, comentou.

No segundo piso, ficarão os demais espaços para os debates e apresentações que movimentam a Soea. “Como todo o Centro de Eventos é espelhado, teremos uma disposição idêntica duplicada e mais concentrada, cada ala terá: três auditórios para 200 pessoas, um auditório para 300 pessoas e ainda três para 100 pessoas, além das salas de apoio para as equipes de trabalho, gabinetes do Confea e do Crea-BA, salas de imprensa e outras”, acrescenta Sílvia.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro e Romina Alencar/Confea