CREA-AM realiza II Workshop para Novos Conselheiros

Manaus, 11 de fevereiro de 2011.

Nas noites de 9 e 10 de fevereiro, os profissionais recém empossados no cargo de Conselheiro Regional tiveram a oportunidade de entender melhor como funciona o Sistema Confea/CREA e Mútua além de conhecer o papel deles dentro desta autarquia federal.

Foi o segundo ano consecutivo que o CREA-AM promoveu o evento com o intuito de passar informações importantes aos novos integrantes do Plenário.

O Presidente do Regional do Amazonas Eng. Civ. Telamon Barbosa Firmino Neto deu as boas vindas falou um pouco sobre os projetos para o ano de 2011, principalmente sobre a maior inserção do Conselho na sociedade.

O evento contou com a apresentação do superintendente geral, Rômulo Barreto, que explicou sobre o fluxograma de tramitação, informações administrativas e alguns aspectos quanto ao funcionamento interno do CREA-AM.

A assessora técnica do Conselho, Anna Isabell Esteves, falou sobre o Manual do Conselheiro que funciona como uma espécie de facilitador para a aplicação da legislação. “É como se fosse um documento que vai servir de base para os conselheiros aprimorarem a legislação, o conhecimento técnico para subsidiar análises e processos”, contou Esteves que também faz uma palestra sobre a legislação do Sistema Confea/CREA.

O ponto alto do Workshop foi o momento em que os novos conselheiros puderam participar de uma prática de relatos processuais. “Trouxemos algumas situações, alguns requerimentos e os orientamos sobre como proceder para que eles saibam manusear o processo, entender aquele assunto e dar o correto direcionamento ao mesmo”, comentou Isabell.

A controladoria do Conselho Roseles Reis fez a apresentação do organograma e regimento interno. O evento também trouxe conteúdo sobre ética profissional. A palestra foi feita pelo Conselheiro Arq. Urb. Edmar de Oliveira e pela procuradora jurídica do CREA-AM Gabriella Machado.

Para o conselheiro Eng. Civ. Laerte Melo Barros que assumiu o mandato em janeiro deste ano, durante a 1ª Sessão Plenária de 2011, o workshop foi de fundamental importância para os novatos. “Com o workshop nós passamos a conhecer mais os CREA’s e tivemos acesso a uma base de informações sobre o que iremos trabalhar. Tomamos conhecimento sobre normativas, resolução de leis, informações técnicas sobre o Sistema Confea/CREA que são desconhecidas por grande parte dos profissionais e que estão justamente a favor desses profissionais,” disse.

Fonte: Ascom CREA-AM