Crea-ES e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia realizam reunião institucional

Vitória, 1º de fevereiro de 2011.

O presidente do Crea-ES, Eng. Civil e Seg. Trab. Luis Fiorotti foi recebido pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, professor Jadir José Pela na tarde desta segunda-feira, dia 31/1. A reunião institucional teve como pauta a ampliação da parceria entre o Crea e o Governo do Estado na busca pelo desenvolvimento sustentável e fortalecimento da economia capixaba.

“A educação e o desenvolvimento de ciência e tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento regional, para a solução das desigualdades sociais e para a construção da cidadania. Tenho certeza que vamos avançar muito neste setor nos próximos anos com os esforços e vontade já demonstrados pelo governo do Eng. Florestal Renato Casagrande”, afirmou o presidente Fiorotti, que lembrou ainda do documento “Visão de Estado para o Espírito Santo - Propostas do Crea-ES 2011 a 2015” entregue ao governador e que traz uma série de informações úteis principalmente para a área de ciência e tecnologia.

Outra parceria importante lembrada pelo presidente Fiorotti foi o termo de compromisso assinado entre o Crea e a Secretaria de Estado da Educação (SEDU). “Em junho de 2010 recebemos o secretário de Estado da Educação, Haroldo Correa Rocha, para a assinatura de um protocolo de intenções que já gerou benefícios para a população. O objeto é de estabelecer as condições e soluções educacionais e tecnológicas necessárias para agilizar os processos referentes à aprovação de cursos técnicos de nível médio ofertados pela Rede Pública de Ensino do Espírito Santo”, esclareceu o presidente do Crea.

O secretário Jadir José Pela explicou que está sendo elaborado um planejamento estratégico que prevê uma série de investimentos importantes. “Haverá um grande salto na área de educação tecnológica com a formação de profissionais de nível médio e superior. Vislumbramos uma universidade tecnológica estadual e uma rede de escolas técnicas estaduais para complementar a oferta e o trabalho desenvolvido pelo Ifes e pela Ufes. Sempre com foco no desenvolvimento regional”, adiantou o secretário.

Fazer com que os investimentos disponibilizados pelos institutos de pesquisa federais também sejam aplicados no Espírito Santo é outro objetivo da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), segundo o professor Jadir que citou como iniciativas a criação de uma rede de laboratórios para diversas pesquisas na área tecnológica e que desenvolvam soluções para problemas relacionados à mobilidade, segurança e saúde, por exemplo.

Participação

Participaram ainda da reunião o diretor do campus Venda Nova do Imigrande do Ifes, professor Aloísio Carnielli; o diretor do campus Guarapari do Ifes, professor Ronaldo Neves Cruz; a vice-presidente do Crea-ES, Téc. em Edificações e Arquiteta Rosimara Pimentel; e o gerente da Unidade Operacional do Crea-ES, Eng. Civil José Maria Cola dos Santos.

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia foi presenteada com o livro “Crea-ES 50 Anos - Uma História da Engenharia no Espírito Santo”. De autoria do jornalista Adilson Vilaça e edição do escritor Maciel Aguiar, o livro faz um resgate de parte da história de profissionais que contribuíram para desenhar e construir o estado do Espírito Santo nas últimas cinco décadas.

Equipe de Comunicação do Crea-ES