Crea-PR muda paradigma de fiscalização

Curitiba, 18 de fevereiro de 2011.

Cascavel sediou nesta semana, de terça (14) a quinta-feira (16), um dos encontros mais importantes do ano do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PR) do Paraná. Cerca de 18 profissionais entre fiscais, analistas, assessores e facilitadores das regionais participaram no auditório do Hotel Querência, de uma reunião para revisão da metodologia da fiscalização no Paraná, gerando mudança de paradigma. Participaram dois fiscais de cada regional do Crea-PR das cidades de Maringá, Apucarana, Londrina, Pato Branco, Ponta Grossa e Curitiba e Cascavel. Em foco, o Prodafis (Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Assessorias Técnicas e dos Agentes de Fiscalização), em funcionamento desde 2009.

A proposta é utilizar o conhecimento e experiência das áreas dentro do processo administrativo do Crea-PR, no sentido de garantir a qualidade do processo. "Todo o trabalho reflete de forma direta em benefício da sociedade na busca de um serviço mais completo e de qualidade", descreve a arquiteta urbanista Vanessa Moura, facilitadora do setor de Planejamento e Controle da Fiscalização. O geólogo Paulo Sartor, facilitador das Assessorias Técnicas do Crea-PR, para o processo ter mais qualidade, é preciso investir no ato da fiscalização. "É preciso dar ênfase na atuação final na fase de instrução do processo".

A intenção é fazer com o processo chegue ao analista técnica com maior riqueza de detalhes, dando a dimensão exata dos itens técnicos da obra ou do serviço prestado. "A integração entre fiscais e analistas é fundamental para garantir a sinergia da equipe", comenta Vanessa. Os fiscais que participaram da reunião serão agentes multiplicadores de conhecimento e levarão as novas diretrizes às regionais onde não estão lotados.

A ação do Crea-PR nesse sentido é referência aos Crea´s de todo o Brasil. A próxima reunião vai ocorrer em Londrina, para discutir a fiscalização de conduta profissional. A meta é estender os encontros a todas as regionais do Estado.

Fonte: assessoria de comunicação do Crea-PR