Desportista da Unesco pela paz participa de passeio ciclístico do Fórum da Mulher

Brasília, sexta-feira, 21 de outubro de 2005
 

"Ciclista da paz Antonio Carlos de Oliveira"
O passeio ciclístico que o II Fórum da Mulher realiza em Vitória (ES) no dia 27 de novembro contará com a presença do portador de uma mensagem de paz. O desportista da UNESCO pela Paz, Antonio Carlos de Oliveira, já confirmou presença no evento. "Esse passeio é de suma importância para a sensibilização das autoridades municipais, estaduais, e federais, por mostrar como é importante o uso de um meio de transporte mais saudável, econômico e não poluente. Nós, seres humanos, estamos cada vez mais perdendo espaço por conta de carros, caminhões e ônibus. Com esse evento, podemos, quem sabe, dar um passo para a implantação de novas faixas, ciclovias e ciclofaixas", declara. 

Para Oliveira, além de destacar a importância da bicicleta, o evento chama a atenção para o respeito desse veículo como meio de transporte. "O passeio ciclístico marca uma atitude de verdadeira responsabilidade social e cultural entre os seres humanos, principalmente por se tratar de uma iniciativa de um Conselho Federal, como o Confea", acrescenta. O evento precede a 62a Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SOEAA), que será realizada de 28 a 30 de novembro na capital capixaba. Segundo a organizadora do evento, Deodete Packer, o passeio visa apoiar as iniciativas locais e do Ministério das Cidades para promover a mobilidade urbana com esse meio de transporte. 

Antônio Carlos Oliveira realiza projetos envolvendo bicicleta há dez anos e já percorreu diversos Países com o objetivo de promover a Declaração Universal dos Direitos Humanos e uma cultura de paz. Além disso, já participou de diversos projetos sociais na área de direitos humanos. Como reconhecimento dessa trajetória, foi nomeado esportista da Unesco pela paz - só duas pessoas têm esse título no mundo. "É importante destacar que o meu trabalho foi reconhecido pela comunidade internacional, e não pelo Brasil", destaca.

Cinthia Andruchak