12º Encontro de Líderes Representantes

Com a participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, sediou mais uma vez o Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, em 2023. De 28 de fevereiro a 2 de março, a densa programação de sua 12ª edição foi marcada também pela segunda edição do Café & Política, que reuniu mais de 100 parlamentares e ministros de Estado. As lideranças eleitas do Sistema assumiram seus mandatos para as coordenadorias nacionais de câmaras especializadas, Colégio de Entidades Regionais (Cder), Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e Colégio de Presidentes (CP). 

A programação do Café & Política movimentou a cena política brasileira no segundo dia do Encontro, reunindo representantes de diversos partidos. Lançando a Agenda Legislativa Prioritária do Sistema, o evento consagrou a sinergia entre o a Assessoria Parlamentar do Confea e as propostas do 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP). Foram 11 senadores, 84 deputados, além de quatro representantes de senadores e três de deputados e ainda do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que resumiu a importância do evento para construir consensos. “A relação de vocês com o parlamento é fundamental, é importante colocarmos projetos que nos causam apreensão e outros que desejamos ver aprovados”. 

Iniciativas que vêm sendo continuadas pelo Confea também se fizeram novamente presentes ao 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Caso do Programa Mulher, cujo 3º Fórum contou com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, eng. eletric. Luciana Santos. Representantes dos comitês gestores do Programa Mulher nos estados também participaram do evento. A atuação do Programa Crea Júnior também foi valorizada.  

Entre os fóruns consultivos, a programação valorizou a participação e o diálogo entre as principais demandas do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), do Colégio de Presidentes (CP) e das coordenadorias de câmaras especializadas.  

O lançamento da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea),  a ser realizada no período de 8 a 11 de agosto, em Gramado-RS, também marcou o 12º Encontro de Líderes Representantes. O tema será “A importância da Engenharia na soberania nacional”.

Assista aos vídeos produzidos no evento: