Líderes dos Creas PI e RO são reeleitos para o Colégio de Presidentes

Brasília, 1º de março de 2023.

Em reconhecimento ao sucesso dos trabalhos no último ano, as lideranças do Crea-PI, eng. agr. Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, e do Crea-RO, eng. ftal. Carlos Antônio Xavier, foram reeleitos coordenador e adjunto, respectivamente, para o Colégio de Presidentes (CP) em 2023. 

Escolhidos por aclamação, durante o 12º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, em Brasília (DF), os dois foram parabenizados pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger. “O trabalho foi bem conduzido, com harmonia e tranquilidade, e por isso merece ter continuidade”, reconheceu.

O titular reeleito, por sua vez, salientou a confiança dos pares. “Agradecemos aos colegas por acreditarem em nosso trabalho. Pela primeira vez, conseguimos ter uma proposta do CP – a que tratava da revogação do Livro de Ordem – encaminhada com muita celeridade entre o colegiado e o plenário do Confea. O desafio agora é fazer mais e melhor, aperfeiçoando os processos”, garantiu Ulisses, que teve a fala complementada pelo adjunto. “Que possamos sair daqui com propostas concretas para melhorar nosso Sistema.”

Formalmente, os coordenadores apresentaram relatório das atividades desenvolvidas em 2022, com destaque para o seguinte compromisso: “Buscamos desenvolver o trabalho dentro do clima de harmonia necessário para congregar interesses e necessidades diversas de todos os Regionais, buscando alinhar dentro dos objetivos estratégicos organizacionais de nossas instituições servir à causa comum, acrescendo a permanente preocupação em conseguir representar os legítimos interesses dos Conselhos de encaminhar seus pleitos e defender suas proposições junto ao Plenário do Conselho Federal e das demais instâncias governamentais”.

O Colégio de Presidentes tem por objetivo buscar a unidade de ação, quanto ao funcionamento do Sistema Confea/Crea e uniformização de procedimentos, visando à maximização da eficiência e da eficácia, ao posicionamento diante de temas relacionados às profissões fiscalizadas, à integração e ao desenvolvimento do sistema profissional.

coordenadores cp

Capital político 
“É muito gratificante quando saímos do discurso para a prática”, frisou Ulisses, congratulando o presidente Joel Krüger pelo esforço em trazer o vice-presidente da República e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, para “visualizar os trabalhos da Engenharia, durante o Encontro de Líderes”. 

A presidente do Crea-DF, eng. civ. Fátima Có, também salientou a relevância de os eventos do Sistema serem realizados na capital do país. “Fica muito clara a importância de essas reuniões acontecerem em Brasília para dar o destaque político para a Engenharia. Com isso, todos ganhamos”, disse, com reforço dos presidentes dos Creas RN, RS, AM, ES, entre outros.

Em resposta, o presidente Krüger falou do trabalho em conjunto para fortalecer o capital político. “Hoje tivemos a presença do vice-presidente da República; também teremos dezenas de parlamentares no Café com Política”, elucidou. Krüger também anunciou que está em formação uma frente parlamentar mista das profissões do Sistema. “A adesão foi muito forte e tenho certeza de que, com o apoio dos Creas, logo conseguiremos completar as 171 assinaturas necessárias para a frente ser implementada.” 

Fortalecimento  
No diálogo com os representantes dos estados, Krüger reforçou que a parceria entre Creas e Confea tem possibilitado resultados efetivos, como foi a suspensão preventiva do Livro de Ordem, uma solução que atendeu às demandas dos profissionais em prol da desburocratização dos serviços. “Outros temas também demandam debate entre o colegiado e os conselheiros federais, como a ART fora de época e a Resolução 1025/2009, que trata de Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional, levando em consideração que a nova Lei de Licitações passa a ser a única vigente a partir de abril”, pontuou. 

Atento à sustentabilidade financeira dos Regionais, Krüger sinalizou a possibilidade de estudar a ampliação de recursos para investimentos em obras. “Para isso, é necessário que o Colégio de Presidentes elabore uma propositura e a encaminhe para o Conselho Federal”, sugeriu o presidente, que teve de imediato o reconhecimento das lideranças. 

Os presidentes dos Creas do Norte e Nordeste, por exemplo, agradeceram a sensibilidade do presidente Krüger em pautar esse tema, que contribui diretamente para promover a manutenção predial, concluir obras em inspetorias e assegurar a interiorização dos serviços dos Creas. 

“Cada dia ficamos mais gratificados com sua postura e preocupação com a distribuição dos recursos do Sistema, garantindo que todos os Creas tenham a mesma condição para o exercício das atividades. Essa forma transparente, coletiva e objetiva de se discutir a distribuição de recursos é o caminho certo de tornar os Creas sustentáveis. Essa é uma forma de crescer cada vez mais e tornar o Sistema mais representativo”, agradeceu o coordenador Ulisses, afirmando que o colegiado irá encaminhar a proposta ao Confea. 

No segundo dia de encontro, o colegiado definiu o calendário de reuniões e as indicações para compor os fóruns que contam com a participação do CP. Confira os representantes: 

Comitê Gestor do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu): Vânia Mello (Centro-Oeste/Crea-MS); Nanci Walter (Sul/Crea-RS); Emanuel Mota (Nordeste/Crea-CE); Edson Kuwahara (Norte/Crea-AP); e Luiz Cosenza (Sudeste/Crea-RJ).

Grupo de Trabalho Ordem Econômica (GTOE): Jorge Silveira (Crea-SE) e Juarez Samaniego (Crea-MT).

Programa Mulher: Carmem Nardino (Crea-AC).

Conselho de Comunicação e Marketing (CCM): Rosa Tenório (Crea-AL).

Calendário de reuniões 2023

Reunião Ordinária Data Local
1ª  28/2, 1º e 2/3 Brasília-DF
17 a 19/4 Recife-PE
31/5, 1º e 2/6 Campina Grande-PB
17 a 19/7 Natal-RN
9 a 11/10 Rio de Janeiro-RJ
29, 30/11 e 1º/12 Foz do Iguaçu-PR

 

Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos:  André Almeida, Alex Nogueira, Marck Castro, Thiago Zion e Yago Brito