Confea espera propostas de políticas públicas de coordenadores nacionais

Brasília, 2 de março de 2023.

“Quero receber, em 30 dias, várias políticas públicas para serem encaminhadas aos ministérios, nos setores de pesca, habitação, saneamento, mineração etc.”, desafiou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, os novos coordenadores dos fóruns consultivos do Conselho, eleitos nos últimos dois dias durante o 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Temos muito conteúdo acumulado, agora é colocar no papel”, encorajou Krüger.

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

O discurso do dirigente do Conselho Federal fez parte da solenidade de encerramento do Encontro, quando as lideranças recém-eleitas e as que concluíram o mandato receberam certificados que comprovam a atuação em prol da sociedade. “Se precisarem de mais reuniões, não há problema nenhum, desde que dessas reuniões saiam produtos. 2023 será um ano brilhante para todos nós”.

Lideranças recebem certificados

Krüger ressaltou a realização do Café & Política, encontro que reuniu cerca de 120 parlamentares, integrando-os às mais de mil lideranças profissionais participantes do Encontro. “Ontem fizemos uma grande demonstração de força para nossos profissionais. Mas agenda parlamentar a gente faz todo dia, nas 27 Unidades da Federação”. O presidente fez questão de destacar também a programação do Programa Mulher, que contou com presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. “Agora queremos que até a Soea, em agosto, já esteja implementada em cada estado pelo menos uma entidade de classe de mulheres”. Os trabalhos do Crea Júnior também foram ressaltados. Krüger destacou a necessidade de regulamentação do fórum por meio de projeto de lei.

Vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit

Em sua mensagem aos participantes do 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, o vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, comentou sua expectativa para o ano de 2023. “Acompanhamos os trabalhos das coordenadorias, do Colégio de Presidentes, do Colégio de Entidades Nacionais com muita motivação em propor ideias, soluções, encaminhamentos para o nosso Sistema Confea Crea e Mútua. A gente viu o comprometimento por onde passamos. Enxergamos e constatamos que estão todos motivados para fazer um grande ano”, disse.  

Presidente do Crea-PI e coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filho

O Programa Fortalece, de redistribuição de recursos entre os Creas, criado pelo Confea no ano passado, foi o destaque da fala do coordenador reeleito do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filhos, que preside o Crea-PI. “Nesse programa, o que se privilegia é a realidade dos regionais. Conseguimos buscar uma solução rápida a uma questão que era antiga no Sistema”, disse, antes de se colocar à disposição dos coordenadores nacionais de câmaras especializadas.

Presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida

O presidente da Mútua – Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea, eng. agr. Francisco Almeida, agradeceu ao Sistema Confea/Crea e Mútua. “Agradeço pelo acolhimento de todos incorporando a nossa caixa ao Sistema. Para mim é muito importante esses 42 anos de Sistema. É um sacerdócio. Estamos todos aqui para defender a Engenharia, Agronomia, Geociências e principalmente a sociedade”, afirmou, parabenizando todos os novos representantes eleitos. 

Presidente da Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil e ex-conselheiro federal, eng. agr. Kleber Santos

Eleito para coordenar o colegiado que reúne as entidades de classe nacionais, o presidente da Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil e ex-conselheiro federal, eng. agr. Kleber Santos, afirmou sobre o importante papel das lideranças profissionais. “É passageiro, mas que nossa passagem seja marcante, para os profissionais e para o país. Estou à disposição para contribuir pela Agronomia, pela Engenharia, pelas Geociências e pela inserção internacional cada vez mais forte”.

Coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM), eng. minas e seg. trab. Wenderson Laverrier Araújo Melo

Ao representar as coordenadorias de câmaras especializadas, o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM), eng. minas e seg. trab. Wenderson Laverrier Araújo Melo (Crea-PB), manifestou o trabalho desenvolvido no ano anterior, conduzido pelo ex-coordenador, geol. Carlos Craveiro, com apoio do conselheiro federal geol. Mário Magalhães e do ex-conselheiro federal eng. minas Renan Guimarães. “Este ano, acatamos bem a pauta encaminhada e com alguns ajustes esperamos que seja um ano de muito sucesso”, disse. 

Coordenadora do Crea Júnior, eng. quím. Ingrid Reinehr

Primeira vez coordenadora de um fórum do Sistema Confea/Crea e Mútua, a eng. quím. Ingrid Reinehr está à frente do Crea Júnior. Durante o encerramento do 12º EL, Reinehr fez um balanço sobre o trabalho do grupo nos últimos três dias. “É importante ampliar o conhecimento dos acadêmicos e jovens profissionais quanto às questões jurídicas da profissão. Isso não tem nas universidades. É fundamental que o Crea Júnior esteja em contato com as lideranças”, pontuou.

Realizado anualmente no mês de fevereiro, o Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua marca o início dos trabalhos dos fóruns consultivos do Conselho: as coordenadorias nacionais de câmaras especializadas, os colégios de presidentes de Creas, de entidades nacionais e de entidades regionais, o Crea Júnior, o Programa Mulher e as entidades precursoras.

Beatriz Craveiro e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: André Almeida, Alex Nogueira, Marck Castro, Thiago Zion, Yago Brito