Estudantes serão convidados para a SOEAA

Brasília, sexta-feira, 28 de outubro de 2005

O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia deu mais um importante passo para se aproximar dos futuros profissionais. O plenário do Confea aprovou por unanimidade, durante reunião extraordinária que termina nesta sexta-feira (28/10) em Brasília, a participação de estudantes universitários e de nível técnico na 62ª SOEAA – Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia como convidados da instituição. A SOEAA acontece de 28 a 30 de novembro em Vitória (ES) e é o maior encontro de profissionais da área de tecnologia da América Latina.

A proposta de convidar os estudantes foi apresentada pela Comissão de Assuntos Nacionais (CAN) com objetivo de integrar cada vez mais o Sistema Confea/Crea com os alunos das áreas tecnológicas. O presidente do Confea, engenheiro Wilson Lang, destacou que a Semana é uma excelente oportunidade para os estudantes compreenderem o papel do Conselho e se informarem dos assuntos de relevância colocados em debate pela entidade. Já o coordenador da CAN, Francisco Machado da Silva, destacou que o envolvimento dos estudantes é uma forma de trabalhar a valorização das profissões e motivar os jovens, promovendo o intercâmbio. “Seguimos a orientação da FMOI de valorizar a participação dos jovens e das mulheres nos eventos de Engenharia ara oxigenar e renovar o Sistema”, ressaltou Machado da Silva.

A definição das escolas participantes vai ser por sorteio, garantindo a presença de um estudante de cada estado da Federação. O sorteio vai seguir a mesma representação do plenário do Confea para definir a instituição de ensino, que deverá obrigatoriamente estar registrada no Sistema. Por exemplo, o conselheiro de Minas Gerais no plenário do Confea representa os técnicos agrícolas, então, a escola sorteada deverá ser necessariamente desta atividade profissional e assim sucessivamente.  As vagas restantes serão distribuídas entre as modalidades minoritárias do Sistema com representação nas Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas ou no CDEN. A indicação do nome do estudante será feita pelo diretório dos estudantes da instituição ou, onde couber, pela Federação dos Estudantes da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. A CAN vai coordenar a forma de integração durante o evento, mas já está acertada a apresentação de todas as comissões que existem no Confea. A relação das escolas registradas será solicitada aos Creas. 

Roger Bitencourt
Da equipe da ACOM