Governo apresenta proposta de marca visual para produtos brasileiros no exterior

Brasília(DF), 21.02.2005

São Paulo - Cerca de 100 empresários de todo o país foram convidados a conhecer, na manhã desta sexta-feira (18), a nova marca visual que o governo propõe que sejam utilizadas em produtos, eventos e cartazes no exterior. A apresentação ocorreu no prédio sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e foi feita pelo ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia. Também participou do evento o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Luiz Fernando Furlan.

Segundo o ministro Mares Guia, a pesquisa para elaborar a logomarca, que faz parte do Projeto Aquarela, demandou um ano e envolveu 18 mercados-alvo internacionais. Originalmente, a marca seria usada apenas para o marketing de turismo. Mas há uma semana, o projeto foi apresentado à Secretaria de Comunicação e Assuntos Estratégicos do governo (Secom), e à Agência de Promoção de Exportações (Apex), e destes encontros surgiu a proposta de usar a nova marca para fortalecer a imagem do Brasil nos outros países. "A idéia é que as empresas coloquem essa marca em seus produtos e embalagens", explicou Mares Guia.

Durante o encontro desta manhã, definiu-se a criação de um comitê para discutir o uso da nova marca. "Não temos ainda formatadas as regras. O que estamos lançando aqui são a idéia e as imagens", afirmou Furlan.

Mylena Fiori e Paulo Montoia
Repórteres da Agência Brasil