Inscrições para o II Prêmio Confea de Jornalismo terminam dia 31 de janeiro de 2005

 Brasília (DF), 20.01.2005


Profissionais da área de Comunicação Social podem se inscrever para o II Prêmio Confea de Jornalismo até o dia 31 de janeiro. O tema é “Exercício Profissional e Cidades Sustentáveis”, que também esteve em debate na 61ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SOEAA) e do 5º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que ocorreu reuniu profissionais da área tecnológica, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro do ano passado, em São Luís (MA).
 
O Prêmio, iniciativa do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), visa contribuir para um amplo debate na sociedade com o objetivo de buscar soluções conjuntas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, a iniciativa destacará a relevância das atividades voltadas à área da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia na vida econômica, política e social do país.

A seleção dos trabalhos jornalísticos, que terá como foco a produção e veiculação de matérias voltadas para essa questão, pretende estimular ainda mais a discussão sobre o conceito de sustentabilidade. A meta é a promover, por meio de um esforço conjunto, a divulgação de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, para que o país venha a atingir sua ecoeficiência. As matérias devem mostrar de que forma engenheiros, arquitetos, geógrafos, geólogos, agrônomos, enfim, os profissionais da área tecnológica intervêm ou podem intervir para a construção de cidades sustentáveis.

Nessa segunda edição, serão contempladas, além da mídia impressa, mídia televisiva, rádio, internet e fotografia. O primeiro lugar de cada categoria receberá R$ 5 mil, troféu e diploma de participação.

Poderão participar do concurso todos os profissionais com diploma de nível superior, associados em sindicatos filiados à  Fenaj, em pleno gozo de seus direitos profissionais e em dia com as contribuições sindicais. Concorrerão matérias e fotos publicadas no período de 1º de janeiro de 2004 a 31 de janeiro de 2005, em jornais, revistas e internet e veiculadas em TVs e rádios da imprensa local, regional e/ou nacional.  Não participarão matérias e fotos publicadas somente em veículos institucionais, em âmbito restrito de empresas ou limitadas apenas a uma organização.

Inscrição - A inscrição é individual e deverá ser feita pelo candidato ao Prêmio, que somente poderá participar com um trabalho em cada categoria, indicando a categoria a que concorre na ficha de inscrição e no envelope de endereçamento.  O edital do concurso e o modelo padrão da ficha, que deverá ser impressa, preenchida e enviada com a documentação e o trabalho, encontram-se à disposição na página eletrônica do Confea ().

Os trabalhos realizados em equipe deverão ser inscritos em nome de um responsável ou autor. Os co-autores precisarão ser referidos e qualificados no campo próprio da ficha de inscrição. Também poderão ser feitas inscrições via postal, por Sedex, por meio de envelope lacrado. Os interessados deverão enviar de ficha de inscrição, documentação e das cópias do trabalho completo para o Confea, aos cuidados da Comissão de Assuntos Nacionais - CAN, responsável pela organização do concurso para o seguinte endereço:  SEPN 508, Bloco "B", Edifício Adolpho Morales de Los Rios Filho - CEP.: 70.740-542 - Brasília -DF, com as indicações "Prêmio Confea de Jornalismo" e da respectiva categoria: impresso (jornal/revista), TV, Rádio, Internet ou Fotografia. A data de postagem deverá ser até 31 de janeiro de 2005. Os nomes dos membros da Comissão Julgadora serão divulgados pela Internet, na página eletrônica do Confea, até o dia 15 de fevereiro de 2005.

A premiação ocorrerá no Seminário de Comunicação Social do Sistema Confea/Crea, em abril deste ano. Os resultados também serão divulgados nos sites do Confea e da Fenaj. Na primeira edição, sete jornalistas foram agraciados com o “Prêmio Confea 70 anos”.


Adriana Baumgratz
Da equipe da Acom