Integração de profissionais do Mercosul é tema de seminário promovido pelo Confea

Brasília, segunda-feira, 25 de julho de 2005

O Confea vai discutir, em Fortaleza-CE, a possibilidade de que profissionais da área tecnológica possam prestar serviços temporários nos países que integram o Mercosul.

Este é o assunto central do seminário Implementação do Mecanismo para o Exercício Profissional Temporário no Mercosul, que será realizado na capital cearense em 4 de agosto deste ano.

A iniciativa é da Comissão de Assuntos Nacionais com a participação dos especialistas que participam da Ciam – Comissão de Integração da Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia para o Mercosul.

Planejamento
A realização do seminário foi uma das decisões tomadas na 3ª Reunião Ordinária da Comissão de Assuntos Nacionais, que aconteceu no período de 26 a 28 de junho em João Pessoa, na sede do Crea-PB.

O seminário será conduzido pelo presidente do Confea, Wilson Lang. Também vão participar conselheiros federais integrantes da Comissão de Assuntos Nacionais e especialistas de coordenadorias nacionais de Câmaras Especializadas, além de coordenadores de outras comissões permanentes do Confea.

Integração do bloco econômico
O objetivo principal do seminário é discutir e atualizar os profissionais integrantes do Sistema Confea/Crea sobre as negociações internacionais e a evolução do processo de intercâmbio de tecnologias e prestação de serviços entre os países do Mercosul.

Na prática, o Confea pretende criar uma rotina de procedimentos que permitam a elaboração de um mecanismo que possa favorecer o desempenho de profissionais de diferentes países do Mercosul sem prejuízo da qualidade técnica dos projetos. 

Sandro Farias
Da Equipe da ACOM