MP-PB e Crea-PB apresentam relatório sobre laudos de estádios de futebol do estado

Estádios fiscalizados foram Silvio Porto, José Cavalcanti e Marizão e principais problemas encontrados foram fissuras nas arquibancadas, instalações elétricas precárias e ausência de acessibilidade

João Pessoa, 14 de fevereiro de 2011

 Fissuras nas arquibancadas, instalações elétricas precárias e ausência de acessibilidade. Esses foram os principais problemas detectados nos estádios Sílvio Porto, de Guarabira, José Cavalcanti, de Patos, e Marizão, de Sousa e apresentados em reunião realizada, nesta segunda-feira (7) pelo Ministério Público da Paraíba e a comissão do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/PB).

A reunião contou com a participação de representantes das Prefeituras de Patos e Guarabira. A comissão, após a avaliação dos laudos, fez uma inspeção in loco para verificar as condições estruturais.

O relatório mostra que o estádio Sílvio Porto não possui acessibilidade, há corrosão das ferragens e a caixa de distribuição estava em péssimas condições.

No estádio José Cavalcanti, também não havia acessibilidade, as torres de iluminação estavam sem Sistemas Prediais de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), e a rede elétrica exposta.

No Marizão, as saídas de emergências são inadequadas, há fissuras nas arquibancadas e os sanitários estão em condições precárias.

Segundo o promotor de Justiça do Cidadão de João Pessoa, Valberto Lira, as prefeituras devem fazer intervenções nos estádios. “Recebemos o laudo do Crea. Diante dos fatos constatados, são necessárias intervenções a curto e médio prazo.

Estamos aqui com representantes da Federação Paraibana de Futebol, e das prefeituras, e vamos fazer encaminhamentos para a assinatura de termos de ajustamento de conduta nas devidas comarcas”, explicou.

O promotor ressaltou que, quanto ao estádio Almeidão, em João Pessoa, o laudo atende à Portaria 124/2009, do Ministério do Esporte, em parte. Por isso, só são permitidos jogos diurnos, por causa das condições elétricas precárias.

Representantes da Prefeitura de Patos informaram que já estão sendo feitas obras no estádio José Cavalcanti. Já o secretário de Infraestrutura de Guarabira, Antônio Moura, disse que, em 20 dias, serão corrigidos os problemas apontados nos relatórios.

Assessoria de Comunicação do Crea-PB