Novos conselheiros aprovam realização do Seminário de apresentação do Sistema Confea/Crea

Brasília (DF), 23.02.2005

"Ainabil Machado: Importante"
Os sete novos conselheiros federais do Confea e seus suplentes eleitos para o triênio 2005/2007 consideraram positiva a realização do seminário de apresentação do Confea e do funcionamento dos inúmeros setores, que ocorreu nesta terça-feira (22), no Instituto Israel Pinheiro. A maioria acredita que iniciativas dessa natureza são fundamentais para um melhor entendimento da rotina do Conselho e da tramitação de todos os processos.

Representante do estado do Mato Grosso, o engenheiro agrônomo Ainabil Machado Lobo avaliou como importante tudo o que ocorreu durante o evento. “Contribuiu para que pudéssemos conhecer ainda mais sobre o Confea”. Apresentação do Sistema Confea/Crea, palestras sobre motivação para o trabalho em equipe, eficácia e eficência do Conselho Federal e considerações gerais sobre o processo que envolve o plenário e as comissões, além de ginástica e apresentação dos novos e atuais conselheiros foram algumas das principais atividades desenvolvidas durante o dia.

“Foi muito bom estar com os conselheiros e recordar um pouco mais como é a tramitação dos processos”, comentou o arquiteto e urbanista Fernando José de Medeiros Costa, representante das Instituições de Ensino Superior de Arquitetura. O colega, engenheiro civil Pedro Idelano de Alencar Felício, da jurisdição do estado do Ceará,  concordou. “Trata-se de mais uma experiência nessa missão que iniciamos. Pretendo dar a melhor contribuição possível ao Confea”, disse.

Outro conselheiro que aprovou a iniciativa foi o engenheiro mecânico Jorge Luiz da Rosa Vargas, da jurisdição do Mato Grosso do Sul. “Resultou numa maior integração. Me senti mais valorizado e tive a oportunidade de tirar algumas dúvidas sobre a tramitação dos processos”, ressaltou.

Na opinião do engenheiro eletricista Paulo Bubach, representante do estado do Espírito Santo, um dos pontos positivos do evento foi a abordagem de questões fundamentais. “São questões que tratam do funcionamento do Confea e que auxiliarão no bom desempenho do mandato dos conselheiros”, comentou. Representante do estado do Amazonas, o arquiteto e urbanista Cláudio Brandão Nina, também mostrou-se entusiasmado com a recepção. “É interessante para conhecermos como funciona o Confea e, dessa maneira, tornarmos  eficazes nossos pleitos”, enfatizou. Técnico industrial em edificações, Lino Gilberto da Silva, das Instituições de Ensino Técnico, gostou da programação. A expectativa ao assumir o novo mandato, frisou, é no sentido de colaborar para integrar ainda mais as instituições de ensino de nível técnico e o Conselho.

Adriana Baumgratz
Da equipe da ACOM