Presidente do Crea-AM participa de pesquisa sobre engenheiros

Manaus, 25 de janeiro de 2011.

Na tarde desta terça-feira, 25, o Presidente do CREA-AM Eng. Civ. Telamon Barbosa Firmino Neto recebeu os pesquisadores Roberto DaMatta e Christina Garcipp (pesquisadora auxiliar).

O antropólogo Roberto DaMatta e o cientista político Paulo Kramer estão desenvolvendo um estudo ,em âmbito nacional, sob o papel social dos Engenheiros e o mercado de trabalho para esses profissionais no Brasil.

A pesquisa será parcialmente baseada em entrevistas, nas cinco regiões do país, com executivos das áreas técnicas e de recursos humanos de indústrias privadas e/ou estatais que empregam Engenheiros nos seus quadros; diretores de escolas de Engenharia e/ou coordenadores de cursos de Engenharia; e dirigentes de entidades de regulação e/ou representação profissional dos Engenheiros (CREA, Clube de Engenharia, sindicatos estaduais da categoria).

A finalidade é conhecer a extensão, o perfil da oferta e da demanda (presente e futura) por Engenheiros no mercado de trabalho, questões ligadas à qualificação profissional e a imagem/auto-imagem dos mesmos no contexto sociocultural brasileiro.

Durante cerca de 1 hora o Eng. Civ. Telamon Firmino contribuiu com o estudo explicando a sua visão sobre o tema embasada nas experiências acadêmica, profissional e enquanto Presidente desta autarquia federal.

Ascom CREA-AM