Primeira sessão plenária de 2011 empossa novos conselheiros

Na abertura dos trabalhos, o presidente do Crea ressaltou que a Câmara de Arquitetura do Crea-MS terá um importante papel no processo de instalação do novo Conselho de Arquitetos e Urbanistas (CAU), que deve ocorrer até o final deste ano.

Campo Grande, 11 de fevereiro de 2011

Nesta quarta-feira (9), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de MS (Crea-MS) realiza  as primeiras sessões plenárias de 2011. As solenidades podem ser assistidas ao vivo no site do Conselho.

No período da manhã, durante sessão plenária extraordinária, foram empossados os novos conselheiros, titulares e suplentes, representantes das entidades de classe e instituições de ensino das áreas da engenharia, arquitetura e agronomia, que integrarão o Plenário do Conselho no período de 2011 a 2013.

Os novos conselheiros foram recepcionados com uma mensagem de boas vindas apresentada pelo conselheiro e engenheiro agrônomo, Rui Jackson Zanetti. O engenheiro agrônomo e conselheiro empossado, Bruno Tomasini, fez o juramento representando os demais conselheiros.

O presidente do Crea-MS, engenheiro Jary Castro,  durante a abertura dos trabalhos, ressaltou que a Câmara de Arquitetura do Crea-MS terá um importante papel no processo de instalação  do novo Conselho de Arquitetos e Urbanistas (CAU), que deve ocorrer até o final deste ano. “Esta é uma grande vitória da arquitetura, resultado de uma luta de 50 anos. Empenharemos todo o esforço necessário para que a transição ocorra da melhor forma possível”, disse o presidente, que informou sobre a abertura de uma conta bancária em nome do CAU/MS, em que  estão sendo depositados 90% dos recursos oriundos das anuidades e Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) advindas dos arquitetos e urbanistas.

Conselheiros - Representante da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) na Câmara Especializada de Agronomia, o engenheiro agrônomo Leandro Manoel assume, pela primeira vez, a função de conselheiro. “Julgo importante ter a representação das instituições de ensino no Crea-MS, pois permite uma aproximação dos alunos com o Conselho, mantendo-os informados das questões normativas, atribuições da profissão e legislações. Dessa forma, os professores podem repassar as informações das decisões tomadas aos futuros profissionais”.

A engenheira civil e de segurança do trabalho Juliana Ficagna, conselheira suplente  representante do Sindicato de Engenheiros no Estado de MS (Senge-MS),  assumiu o primeiro mandato, e conta que a atuação dentro da entidade de classe foi fundamental para chegar até o Plenário do Crea-MS. “É uma honra atuar como conselheira e prestar um serviço de relevância para o Crea-MS e, principalmente para a sociedade. Vai ser um aprendizado que vou vivenciar junto com o conselheiro titular”.

A solenidade contou com a participação do diretor administrativo da Mútua-MS, engenheiro civil Ahmed Hassan Gebara e do conselheiro federal suplente, engenheiro agrônomo Renato Roscoe (conselheiro federal suplente).

A partir das 19h, durante a primeira sessão plenária ordinária de 2011, serão homenageados ex-conselheiros e profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia que prestaram relevantes serviços à sociedade sul-mato-grossense. Serão homenageados: engenheiros agrônomos Ângelo César Ajala Ximenes, Dirson Artur Freitag (Conselheiro Federal), Felipe Augusto Dias e João Bosco Sarubbi Mariano;  os engenheiros civis André Luiz Mesquita Dourado, Reinaldo Guimarães Nascimento, Robson Luiz Martins, Valter Almeida da Silva; o engenheiro florestal Luiz Henrique de Souza e Silva, o engenheiro agrimensor Márcio Sales Palmeira, os arquitetos Luís Eduardo Costa e Renata dos Santos Laranjeira.

Representados por seus familiares, os engenheiros civil Ernesto Vargas Baptista e Sérgio de Barros Rodrigues Leite, receberão homenagem póstuma.

Assessoria de Comunicação Crea-MS