Profissionais reconhecem atuação do presidente do Confea

Brasília, 26 de outubro de 2006

Plenária do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia destacou os avanços nas áreas de comunicação, com mais transparência, na definição das atribuições profissionais e na representatividade política

A sessão plenária ordinária do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), iniciada nesta quarta-feira (26/10/05) em Brasília, foi aberta com uma moção de reconhecimento ao trabalho do presidente da entidade, engenheiro Wilson Lang. O documento foi proposto pelo presidente da CAN, Comissão de Assuntos Nacionais, Francisco Machado da Silva e aprovado por unanimidade.

Machado da Silva destacou quatro projetos de alta relevância realizados nos últimos anos, que, segundo ele, mudaram a face do Confea tanto perante os profissionais, quanto junto à sociedade. Ele destacou o Projeto de Comunicação, que deu maior visibilidade e transparência ao Confea, apresentando o Conselho como importante agente de desenvolvimento. Outra ação evidenciada pelo presidente da CAN foi a implantação do SIC, Sistema de Informação Confea/Crea, que vai uniformizar as profissões em todo País. A criação da Frente Parlamentar pela Engenharia foi outra grande conquista da atual gestão, lembrou Machado da Silva. Hoje a Frente conta com 27 deputados e senadores, mas a expectativa é chegar a pelo menos 94, que é o número de profissionais vinculados ao Sistema eleitos para o Congresso Nacional.

A implantação da resolução 1.010, que reformulou a antiga 218, dando atribuições às categorias profissionais e que era esperada há muito tempo, foi considerada outro grande avanço do Confea, pois regulamenta e regulariza as mais diversas atividades vinculadas ao Sistema. O plenário do Confea ainda aprovou o Projeto da 62ª SOEAA  Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, que acontece de 28 a 30 de novembro de 2005 em Vitória (ES). O mesmo projeto já havia sido aprovado pela Comissão Organizadora da SOEAA e pela CAN. A plenária encerra no dia 28 de outubro.
 

Roger Bitencourt
Da equipe da ACOM