Seminário discute as águas subterrâneas

Brasília, quarta-feira, 4 de setembro de 2002.

As possibilidades de aproveitamento e autorização para uso das águas subterrâneas, e o manejo integrado das bacias hidrográficas, são as principais questões do Seminário Sobre o Uso de Águas Subterrâneas e o Manejo de Bacias Hidrográficas. O Seminário será realizado no próximo dia 12 de setembro, a partir das 14h, no Centro de Convenções de Uberlândia, MG, e integra o XII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, CONIRD.

Estão previstas quatro palestras e depoimentos de agricultores, ampliando assim a abordagem sobre as oportunidades de aproveitamento das águas subterrâneas. A disponibilidade das águas subterrâneas será discutida em termos de quantidade e de qualidade, e dos aspectos técnicos que permitem a decisão sobre o seu uso, considerando-se perfuração, bombeamento, sistemas de transporte, irrigação etc.

O debate incluirá também os aspectos da outorga e autorização de perfuração de poços, fundamentais para viabilização do crescimento de muitas regiões e suas cadeias produtivas. Também será analisada a forma e o acondicionamento de recarga dos sistemas hídricos, que incluem as águas superficiais e as subterrâneas.

Os mecanismos de manejo integrado em bacias hidrográficas também serão examinados. O manejo adequado permite, de um lado, a recarga plena e maior disponibilidade de água nos principais sistemas hídricos brasileiros. De outro lado, o manejo com tecnologia permite maior eficiência no uso da água através de sistemas conservacionistas de manejo do solo, e da irrigação. O Coordenador do Seminário será o eng. agrônomo, professor da UFRJ e UFNF, e Chefe geral da Embrapa - Solos -, Doracy Pessoa Ramos. Mais informações, no site do Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, www.funarbe.org.br/abid.conird .

Bety Rita Ramos - Da equipe da ACS