Sugestões para o Código de Segurança contra Incêndio é tema de encontro entre o CREA-RS e o Corpo de Bombeiros do RS

Porto Alegre, 25 de janeiro de 2011.

Na tarde de terça-feira (25), o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, acompanhado pelo 2° Vice-Presidente, Ricardo Scavuzzo Machado, e pelo Coordenador do Grupo de Trabalho para Assuntos de Proteção e Prevenção Contra Incêndio (GT PPCI), Eng. Civil e Segurança do Trab. Carlos Wengrover Rosa, reuniu-se com representantes do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do RS. Na ocasião, foi entregue ao Tenente Coronel Hermito César Bortoluzzi um documento com sugestões do Conselho para a Minuta de Anexo ao Decreto n° 37.380, de 1997, que aprova Normas Técnicas de Prevenção de Incêndios, resultado da contribuição de membros do GT PPCI e das Câmaras Especializadas do CREA-RS.

No encontro, o presidente do CREA-RS falou sobre a possibilidade de um convênio entre o Corpo de Bombeiros e a autarquia para a troca de informações relevantes ao trabalho de ambas entidades. Também foi tratada a necessidade de uma cultura preventiva em relação a possíveis catástrofes naturais, por meio de atividades de inspeção, manutenção, georreferenciamento, entre outras. O Eng. Capoani ressaltou ainda a importância de formar parcerias com universidades. “Tenho certeza de que há o interesse por parte de muitas, e a academia pode contribuir de forma substancial nesse contexto”, argumentou.

O GT PPCI e os representantes do Corpo de Bombeiros (CB-RS) vêm estudando sugestões para a formulação de Código Estadual de Segurança Contra Incêndio a ser encaminhada ao Governo do Estado. O documento irá se basear na Lei Complementar n°420, de Porto Alegre, já revisada pelos Bombeiros e que agora conta com sugestões dos profissionais do CREA-RS. De acordo com Wengrover, “a proposta é abrangente e visa resolver vários problemas ao mesmo tempo, melhorando a vida de todas as partes envolvidas, seja o corpo de bombeiros, sejam os responsáveis técnicos, sejam os proprietários, sejam os usuários dos imóveis, sejam as prefeituras ou outros órgãos públicos”. Isso será tema de sua palestra no próximo Mercofire, que ocorrerá em 9 de junho, na PUC-RS, em meio à programação da Prevensul.

Assessoria de Comunicação do Crea-RS