Vanguarda da lisura: Janela da Transparência trata de sistema de votação e auditoria das eleições

Brasília, 6 de novembro de 2023.

Plenário

No próximo 17 de novembro, profissionais de todo o Brasil “irão às urnas” sem sair de casa para votar nas eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua. Cargos como presidente do Confea, presidentes dos Creas, diretores administrativos das Mútuas regionais e conselheiros federais estão em disputa. Estas são as primeiras eleições gerais do Sistema que serão realizadas pela internet. Para dirimir quaisquer dúvidas desse processo, a Comissão Eleitoral Federal (CEF) realiza, nesta segunda-feira, 6/11, o evento Janela da Transparência, que reúne os conselheiros federais integrantes da Comissão e representantes das empresas terceirizadas que proverão a tecnologia do sistema de votação, WebVoto, e a auditoria das eleições, Perfect Link.

Evandro
Presidente em exercício do Confea, Evânio Nicoleit

“Na última sessão plenária, já passamos pelo teste do sistema de votação, em que o sistema foi explanado, apresentado e testado com êxito. Confiança é a palavra que define os testes realizados na última semana. Ao longo de dois anos foram as eleições preparativas e agora teremos as gerais, na expectativa por todo o sistema profissional, pelo sucesso, pela facilidade de acesso e pela transparência”, lembrou o presidente do Confea em exercício, eng. eletric. Evânio Nicoleit, que ressaltou que a WebVoto já realizou eleições para os Conselhos Federais de Medicina e de Enfermagem e para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Eles comprovaram ter eficiência, confiabilidade, segurança. Nosso papel é ser indutor desse processo democrático. Serão mais de cem cargos a serem eleitos, temos muita expectativa, mas temos muita confiança na segurança e na transparência do processo”.

Daltro
Coordenador da CEF, Daltro de Deus Pereira

Ao representar o coordenador da CEF (eng. civ. Daltro de Deus Pereira), o conselheiro federal eng. mec. Lucas Carneiro explicou como seria a dinâmica do evento, dividido em duas etapas: pela manhã foram feitas as exposições pelas duas empresas contratadas, abertas ao público e transmitidas ao vivo. À tarde será realizada a parte técnica, presencialmente na sede da empresa WebVoto, restrita aos representantes dos candidatos. “Temos pensado em cada detalhe, pensando nos nossos candidatos, para que possamos lhes tirar dúvidas e lhes promover os plenos direitos, garantindo-lhes o pleito”.

“Nada mais democrático que a transparência total e a certeza de que o processo vai transcorrer totalmente como a vontade popular quer. Sabemos que existem muitos rumores, existem muitas fakes news. Sabemos também que não existe processo 100% seguro. Tomaram-se todas as precauções necessárias, visando ao maior esclarecimento geral, a Janela da Transparência é uma forma inédita de resolver”, pontuou o conselheiro federal integrante da CEF e diretor do Confea eng. eletric. Genilson Pavão. “Podemos mostrar aos profissionais que o Confea está na vanguarda da lisura no país.”

Presente ao evento, o representante da OAB-DF Fernando Abdalla elogiou o Confea pelo passo de realizar as eleições pela internet. “É uma forma de ampliar o colégio eleitoral, de ampliar o acesso democrático ao voto”, disse. “Parabenizo também este evento, janela da transparência. Com muita alegria e honra que vamos acompanhar este processo. Já fizemos uma eleição com essas duas empresas e o resultado foi excelente”, completou.

Alexandre Swioklo
Representante da WebVoto, Alexandre Swioklo

Alexandre Swioklo, representante da WebVoto, foi o primeiro a realizar sua apresentação. Trabalha com eleições pela internet há 15 anos e já fez uma eleição do Sistema Confea/Crea e Mútua (não eleição geral). Depois de uma breve explanação sobre a empresa, Alexandre ministrou uma palestra técnica sobre como serão as formas de autenticação dos usuários votantes das eleições do Sistema, onde estarão os sistemas de segurança, como será utilizada a base de dados, como serão feitas as defesas a possíveis ataques ao site, como será a infraestrutura, como é o plano de prevenção de falhas de equipamento, como é o plano de prevenção de erros na aplicação, como é a criptografia, como são garantidas a transparência da apuração e a integridade de voto e como é mantido o sigilo do voto. “A transparência começa já no próprio ato de o eleitor fazer o voto. Quando o voto chega na WebVoto, o voto é separado da pessoa votante, é feita essa anonimização em tempo real, e não se sabe sobre aquele voto naquela pessoa de onde veio, aquele dado permanece sigiloso”.

Fernando Barreira, representante da Perfect Link
Representante da Perfect Link, Fernando Barreira

Em seguida, Fernando Barreira, representante da Perfect Link, empresa de auditoria contratada pelo Confea para acompanhar as eleições gerais deste ano, apresentou dois vídeos: um institucional sobre a empresa e outro sobre auditoria em processo eleitoral. Antes, afirmou que a Perfect Link não defende uma plataforma única para todos os projetos. “A cada processo defendemos pontos de controle e metodologias para aquele meio”. De acordo com ele, a auditoria em processo eleitoral tem três fases: “há a fase prévia – edital, análise dos procedimentos e do sistema; na segunda fase analisamos o sistema e o cumprimento dos procedimentos, e a terceira fase, pós-termino, auditoria vista dessa maneira ampla, quando conseguimos a auxiliar o jurídico do Confea”. Ele elogiou a iniciativa de se ter uma Janela da Transparência, principalmente para que os candidatos possam colaborar com a segurança do sistema. “Nós conseguimos, sim, ter segurança absoluta”, concluiu.

À tarde, o gerente de Tecnologia da Informação do Confea, Rodrigo Borges, acompanhando da  assessora da Comissão Eleitoral Federal, Talita Machado, e de representantes de candidatos foram recebidos por Alexandre Swioklo na sede da WebVoto, quando conheceram mais a fundo a realidade de todo o processo da votação online. "Na minha opinião foi um dos melhores eventos técnicos que o Confea já realizou em nível de demonstrar o que ele realmente está fazendo, porque abriu a possibilidade de pessoas técnicas fazerem a valoração dos critérios técnicos do sistema eleitoral e tirarem as dúvidas de como realmente está acontecendo", compartilhou Rodrigo.

Visita à WebVoto

Segundo o gerente da TI do Confea, após tirar dúvidas iniciais, que abrangeram principalmente infraestrutura e segurança da informação, Swioklo abriu o sistema, simulou uma eleição, depurou o código, mostrou o sistema "por trás" linha a linha, transpareceu as possíveis vulnerabilidades. "Foi muito rico. A minha percepção é de que os presentes gostaram bastante do evento", completou Rodrigo.

 

 

Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea