Wilson Lang é o mais novo cidadão do Maranhão

São Luís (MA), 20.01.2005


O presidente do Confea, eng. civil Wilson Lang, é o mais novo cidadão do Maranhão. A proposição do deputado César Pires atendendo solicitação do presidente do Crea-MA, José Pinheiro Marques, foi aprovada no final do ano passado por unanimidade pelos deputados da Assembléia Legislativa do Estado. A data para a outorga desse título será ainda confirmada por Lang ao presidente Carlos Alberto Milhomem, assim que a Assembléia voltar às suas atividades. Natural de Blumenau (SC), Wilson Lang no ano passado recebeu o título de Cidadão de São Luís concedido pela Câmara de Vereadores de São Luís proposição do engenheiro e vereador José Joaquim Guimarães Ramos.
 
Em Brasília, assim que soube dessa homenagem a ser prestada pelos deputados maranhenses, Wilson Lang telefonou para Pinheiro Marques agradecendo a indicação e a atenção dos deputados. O presidente do Confea goza hoje da estima, respeito e consideração de todos os profissionais da engenharia maranhense, em função dos avanços desse segmento no Estado após sua posse no Confea, em 2002. Um das ações de Lang no Maranhão foi a realização em novembro/dezembro/2004 da 61ª. Semana SOEAA, do 5º Congresso Nacional dos Profissionais e do Fórum da Mulher da Área Tecnológica, com a presença de cerca de  dois mil profissionais da engenharia do país.
 
Temas Nacionais - A importância política, econômica e estratégica do Sistema Confea/Creas dão suporte para sua participação efetiva na discussão dos grandes temas nacionais. Desde sua posse, Lang defende de forma intransigente políticas de desenvolvimento que preservem as peculiaridades do país, com justiça social e soberania. “Esse processo consolidou o Sistema como interlocutor da sociedade nas questões de engenharia, arquitetura e agronomia", afirma o presidente do Confea.
 
Essa visão proporcionou a criação do programa "Fóruns Temáticos", que promove debates e consultas públicas sobre temas como Transposição das Águas do Rio São Francisco, Norma Regulamentadora n 4, Regulamentação da lei dos Agrotóxicos, Código Florestal, Desastres Ambientais, Crise Energética. Lei de Responsabilidade Fiscal e uma série de outros assuntos.
 
A missão social do Sistema Confea/Creas vem avançando e refletindo ações concretas no dia-a-dia de muitos brasileiros. Entre elas, está um projeto  que pretende diminuir a carência do déficit habitacional e que tem o título de Engenharia e Arquitetura Públicas, desenvolvido por diversos Creas no país e que dá acesso à casa própria, com orientação profissional, a quem tem poder aquisitivo reduzido.
 
Por Mata Roma
Crea-MA