Cden define indicações para compor fóruns do Sistema e encaminha propostas

Brasília, 04 de fevereiro de 2021.

O segundo e último dia (04/02) da 1ª reunião ordinária do Colégio de Entidades Nacionais (Cden),em 2021 teve os trabalhos comandados pelo engenheiro mecânico  Marco Aurelio Braga e Milton Alves, engenheiro de segurança do trabalho.

Ribeiro e Marco Aurélio

Além das visitas do ex-coordenador do colegiado, eng. civil Wilson Lang; do diretor presidente da Mútua, caixa de assistência dos Profissionais dos Creas, Paulo Guimarães, e ainda de Jorge Silva, presidente do Crea-ES, além de Joel Krüger, presidente do Confea, todos engenheiros civis, o dia dos representantes de entidades foi marcado por decisões tomadas após debates sobre propostas a serem encaminhadas para a Cais (Comissão de Articulação Institucional do Sistema) e depois direcionadas para análise do plenário.  Entre elas, a de aumentar de três para quatro as reuniões anuais do colegiado e continuar os trabalhos e ações visando a certificação profissional. Este inclusive, foi um dos assuntos tratados por Krüger que  lembrou do trabalho desenvolvido pelo Confea por meio da Comissão Temática Certificação de Profissionais do Grupo Agronomia (CTCPA), responsável por definir critérios para reconhecimento profissional, em conjunto com a Sociedade Americana de Agronomia (ASA, na sigla em inglês).

Krüger e Marco Aurélio

Outro tema bastante discutido foi o item que tratou do Amicus curiae (amigo da corte). As entidades nacionais pretendem reforçar as ações judiciais movidas pelo Confea contra os conselhos federais dos Técnicos Industriais e dos Técnicos Agrícolas que têm baixado resoluções que “extrapolam suas atividades”, segundo os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea. 

Acionado para esclarecer algumas dúvidas sobre como as entidades devem proceder, Igor Garcia, chefe da Procuradoria Jurídica (Proj), do Confea,  incentivou a iniciativa e enviará um modelo de petição para que as entidades possam se manifestar judicialmente. Ele ainda destacou a importância da participação das associações “dando suporte técnico para embasar os argumentos apresentados nas ações”.

Representações e comitês
Com cadeiras que pertencem às entidades, confira  as representações aprovadas pelo Cden para representar o colegiado nos seguintes fóruns:

- Comitê de Desenvolvimento Nacional - Membros:  Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab); Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes)  e Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae). Coordenador: Abes. Adjunto: Confaeab.

- Comitê de Legislação Profissional - Membros: A Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo); Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (Sbef); Associação Brasileira de Engenharia Química (Abeq); Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc). Coordenador: Febrageo. Adjunto: Sbef. 

- Comitê de Organização e Estruturação - Membros: Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (Abremi); Confaeab; Sociedade Brasileira de Meteorologia (Sbmet).  Coordenador:  Abremi.    Adjunto: SBMET.

- Comitê de Educação, Ética e Exercício Profissional - Membros: Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho (Sobes); Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro); Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest); Sbef; Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge); Confaeab; Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas (ABEE); Abenc. Coordenador: Sobes. Adjunto: Abepro.

- Comitê de Ciência, Tecnologia e Inovação - Membros: ABEE; Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape); Associação Brasileira de Engenheiros Agrícolas (Abeag); Abenge.   Coordenador: ABEE. Adjunto: Abenge.

- Comitê Mulheres do Sistema - Gizele Gadotti, eng. agri., Abeag.

Para representar o colegiado no Conselho de Comunicação e Marketing (CCM), a indicação foi a do o eng. de minas Regis Dias, presidente da Abremi.

Novo formato e trabalho dinâmico
Ao avaliar o novo formato do Encontro de Líderes Representantes   que nos dias 03 e 04 abrigou apenas as reuniões do Colégio de Presidentes (CP) de Creas e o do Colégio de Entidades Nacionais – as coordenadorias de Câmaras Especializadas se reúnem semana que vem, 09 a 12 –, Marco Aurélio disse que “o tempo foi melhor aproveitado e o trabalho seguiu dinâmico no Cden”.

Para ele, a reunião do colegiado foi boa desde o início: “nossa eleição, unânime, indica que os coordenadores estão seguindo na mesma direção”. 
“Outro bom sinal foi o interesse demonstrado por todos em participar dos comitês e de representar as entidades em fóruns consultivos do Confea”, disse o coordenador. 

Sobre a certificação profissional, Marco Aurélio acredita que as próprias entidades poderiam realizar os testes que periodicamente avaliariam os profissionais, a exemplo de como é feito em diversos países, mas alerta que “o tema ainda está sendo estudado para o estabelecimento dos critérios a serem utilizados”.
Quanto às ações judiciais contra os conselhos federais dos Técnicos Industriais e dos Técnicos Agrícolas, Marco Aurélio defende uma parceira entre entidades e Creas reforçando a participação do amicus curiae. 

Outro item do plano de ação da entidade “está o de renovar as lideranças do Sistema, incentivando estudantes e recém formados a participar do Sistema Confea/Crea, queremos lançar o Cden Jovem, anuncia Marco Aurélio Braga.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea