Homenagens

Anualmente, o Confea homenageia, durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia - Soea, até 24 profissionais e três instituições que de alguma contribuíram para a melhoria da qualidade de vida e progresso da sociedade, desenvolvimento tecnológico e aprimoramento técnico das profissões que compõem o Sistema Confea/Crea (esses números podem ser ampliados por decisão do Plenário do Confea, mediante justificativa fundamentada da Comissão do Mérito). Entre os homenageados, os profissionais com vida recebem a Medalha do Mérito, enquanto que as homenagens in memoriam são realizadas por meio da inscrição do nome do profissional no Livro do Mérito. Recebem Menção Honrosa instituições de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, que igualmente tenham contribuído para a melhoria dos serviços prestados pelo Sistema Confea/Crea e pela Mútua ou para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e sustentável do país e para a qualidade de vida das pessoas. As ações de Láurea ao Mérito do Sistema Confea/Crea foram criadas em 1958.

Procedimentos

Creas e entidades de classe credenciadas junto ao Colégio de Entidades Nacionais (Cden) podem fazer indicações de nomes a serem homenageados. As indicações são apreciadas pela Comissão do Mérito do Confea, que delibera e encaminha o assunto ao Plenário. A documentação necessária e os trâmites estão detalhados na Resolução nº 1.085/2016, que regulamenta o processo de Láurea ao Mérito.

A partir da seleção dos nomes, a equipe de Comunicação do Confea procede à redação de perfil jornalístico de cada homenageado. O trabalho resulta na publicação do Livro do Mérito e na produção do Vídeo do Mérito, documentário que reúne depoimentos dos homenageados e seus familiares.

 

Mariangela Hungria é a segunda cientista mais influente na categoria "Ciência de Plantas e Agronomia"
16/01/2024 às 08:47
Festividade no dia 8 de dezembro celebrará o legado significativo do Conselho
28/11/2023 às 18:00
Em inovação da 78ª Soea, Gramado recebe homenagem no dia seguinte à abertura do evento, que prossegue até sexta
09/08/2023 às 14:12
Legado de inovação e desenvolvimento agrícola fica marcado na trajetória do renomado engenheiro agrônomo
29/06/2023 às 08:58
Enedina Alves Marques também receberá homenagem da Prefeitura de Curitiba 
13/01/2023 às 16:18