Estratégia BIM Confea

O BIM (Building Information Modeling) consiste na representação digital e tridimensional das características físicas e funcionais de um edifício, contendo todas as informações necessárias para a execução, implantação, manutenção e gerenciamento de um projeto de forma integrada e organizada. Essas informações envolvem desde o próprio modelo da edificação até o seu orçamento, acompanhando todo o ciclo de vida, do projeto à finalização. As maquetes eletrônicas permitem ao usuário obter plantas, cortes e vistas de qualquer estrutura, o que possibilita acompanhar a evolução das etapas do projeto, simular cada detalhe de cada estrutura, além de atualizar o modelo a qualquer momento e em tempo real. Importante destacar que o BIM não é um software, mas uma metodologia que utiliza essas ferramentas e integra profissionais de diferentes áreas na elaboração de um modelo virtual preciso e detalhado.

A utilização da metodologia BIM facilita na redução de tempo e custo de uma obra

Em julho de 2021, o Confea e o BIM Fórum Brasil (BFB) assinaram um acordo de cooperação técnica com objetivos comuns de educação, promoção e suporte à transformação digital dentro da Engenharia, Agronomia e Geociências. O BFB é uma associação civil de âmbito nacional, neutra, sem fins lucrativos, que reúne os diversos agentes da Cadeia Produtiva da construção envolvidos e interessados na disseminação do conceito e prática da Modelagem da Informação da Construção (BIM). Foi concebido para unir os esforços que visam estimular a adoção do BIM no setor público e privado, otimizando os esforços e iniciativas, unindo as lideranças para que suas ações sejam democráticas, isonômicas e possuam a necessária representatividade de todos os interessados.

Vale ressaltar os passos que o governo federal vem dando em encontro a essa tecnologia, como as exigências do BIM em projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e do Minha Casa Minha Vida.