ART Nacional é a prioridade de novo conselheiro federal

Brasília, 23 de novembro de 2021

Conselheiro federal Sebastião Weis, durante discurso de posse

Padronização dos procedimentos é um fator que aparece destacadamente no programa de trabalho proposto pela chapa composta pelo geólogo Mário Cavalcanti e pelo engenheiro mecânico Sebastião Weis, eleita para representar a modalidade Industrial pelo estado de Mato Grosso no Plenário do Confea, durante o período de 2022-2024. Para Weis, que atua como suplente na chapa, a implantação da ART Nacional é a grande prioridade de seu mandato como conselheiro federal.

Chapa Cavalcanti-Weis toma posse do mandato 2022-2024 para representar a modalidade Industrial, pelo Mato Grosso

Formado em 2009, Sebastião Weis de Andrade Júnior representa o Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso no plenário do Crea-MT desde 2019. Nesse período, chegou a ser coordenador da Câmara de Geologia, Engenharia de Minas e Industrial e, agora, chega à cadeira de conselheiro federal. Confira a entrevista do novo integrante do colegiado, que inicia mandato no próximo primeiro de janeiro:

O senhor faz parte de um grupo que inaugura uma nova fase do processo eleitoral. Como foi participar das primeiras eleições via internet do Sistema Confea/Crea? Qual sua avaliação do processo?
 

Avalio como ótimo, excelente. Vamos começar a abrir uma acessibilidade para os profissionais e com isso será criada uma proximidade maior do sistema com os profissionais.

Como foi o processo da campanha? Como o senhor se comunicava com seus eleitores?
 

A gente se comunicou muito por meio de grupos de WhatsApp, falamos com entidades, com profissionais. Também houve uma atuação nas entidades, que funcionaram como a base para a nossa eleição, mas, no final, foi mais uma campanha virtual via WhatsApp e conversas online.

Quais são as suas expectativas e metas?

Tentar acertar algumas padronizações em nível nacional. A principal delas é a ART nacional, uma demanda grande dos profissionais.

 

 

Da lista de oito itens colocada no programa de trabalho da chapa, o que você destaca?
 

A prioridade é mesmo defender a ART Nacional.

O que levou o senhor a compor uma chapa com o seu titular?
 

Nossa relação já é de grandes tempos. A princípio, a chapa era composta pelo Mário e pelo Durval Bertoldo. Porém, ele faleceu, não foi por covid, e recebi a missão de substituir o Durval.

Como está vendo a atual gestão do Crea-MT e do Confea?
 

O Crea-MT voltou à gestão do Juares, que é uma pessoa que tem muita atuação, está melhorando a acessibilidade do profissional. Confea também está se esforçando nesse sentido, de se aproximar do profissional. Precisamos avançar em mais outras pautas para melhorar a interação do sistema.
 

Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro