Harmonia entre Geologia e Engenharia Mecânica: conheça a chapa de Mato Grosso

Brasília, 23 de novembro de 2021

Conselheiro federal Mário Cavalcanti durante discurso de posse

Após 22 anos atuando como conselheiro regional, além de outros 12 anos como diretor regional da Mútua de Mato Grosso, o geólogo Mário Cavalcanti Albuquerque chega ao plenário federal para o mandato de 2022-2024. Foi também presidente da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), entre 1983 e 1997, e do Clube dos Geólogos de Cuiabá (Geoclube), de 1999 a 2013.

Na entrevista abaixo, conheça as metas e expectativas de Cavalcanti, que compõe chapa com o engenheiro mecânico Sebastião Weis. Entre os destaques do depoimento de Cavalcanti, está a harmonia entre Geologia e Engenharia Mecânica que, em Mato Grosso, dividem a mesma Câmara Especializada. “A parceria da Geologia e da Mecânica aqui é muito forte, somos muito bem relacionados, considero que é uma das câmaras mais harmonizadas de Mato Grosso”, pontua o novo conselheiro titular. 

Chapa Cavalcanti-Weis tomam posse do mandato 2022-2024

Confira a entrevista com o conselheiro federal geol. Mário Cavalcanti Albuquerque:


O senhor faz parte de um grupo que inaugura uma nova fase do processo eleitoral. Como foi participar das primeiras eleições via internet do Sistema Confea/Crea? Qual sua avaliação do processo?
 

Confesso que fiquei muito emocionado. Primeiro, porque é um processo novo, foi um desafio muito grande do presidente, de todos os conselheiros federais. Faço um elogio por terem se lançado a esse desafio. Considero esse um primeiro case. Como todo primeiro processo, tem seus percalços, que serão corrigidos posteriormente. Foi uma eleição de conselheiro federal, mas vai culminar nas eleições de presidentes, com vulto muito maior. Nossa chapa teve o aval de todas as entidades de classe que compõem o Crea. Todos nos apoiaram para essa primeira eleição virtual. Fiquei ansioso por não saber como era o processo, mas os conselheiros estavam bem pé no chão. Fico gratificado por ter sido eleito nessa primeira eleição pela internet.

Como foi o processo da campanha? Como o senhor se comunicava com seus eleitores?
 

Algumas comunicações eram feitas de forma direta com as pessoas, e outras de forma virtual. Não deixamos de lado o contato com os profissionais, com as entidades. Sem essa base, você não consegue desenvolver um bom trabalho.

Quais são as suas expectativas e metas para o mandato?

Esperamos contribuir com o Sistema Confea/Crea e Mútua dentro das nossas melhores intenções, dentro do nosso programa que tem sido colocado em pauta, vamos levá-lo ao Plenário para que possamos ter ações prol de todos os profissionais e das entidades de classe, pretendemos envolver parlamentares em propostas que possam vir ao encontro dos anseios não só dos profissionais, mas das entidades de classe. Também esperamos apoiar as ações dos Creas.

 

Quais são as suas principais propostas?

Nossa proposta contemplou oito itens – vamos tentar implementar o melhor possível deles. Sei que não faremos isso sozinhos, contamos com os demais membros que compõem o plenário.

O que levou o senhor a compor uma chapa com o seu suplente?

Nosso relacionamento com a mecânica é muito imbricada, muito bem interagida, temos um relacionamento muito bom, somos, primeiro, profissionais, depois parceiros, companheiros. Dentro da nossa câmara sempre existe consenso – nada é feito unilateral, tudo de forma unânime. O Sebastião é conselheiro da Câmara, já vinha trabalhando há bastante tempo. A chapa era formada por mim e por Durval Bertoldo, uma pessoa muito experiente que, infelizmente, faleceu em janeiro. Aí chamei Sebastião, compusemos a chapa, todas as entidades nos apoiaram. Somos amigos, parceiros e estamos juntos nesse desafio. Geologia e Mecânica, no estado de Mato Grosso, estão perfeitamente em harmonia. 

Como está vendo a atual gestão do Crea-MT e do Confea?

Pelo que tenho visto, tem sido uma interação muito boa. O presidente Juares (Samaniego, do Crea-MT) tem encaminhado suas questões junto ao presidente Joel (Krüger, do Confea). No que depender de mim, manteremos essa simbiose positiva entre Confea e Crea. Do Confea, a ação que destaco, que foi ímpar, foi a eleição virtual. 2021 é o marco das eleições virtuais, que serão sucedidas daqui para a frente. Além disso, acredito que houve avanços na ação parlamentar, todo o empenho pela manutenção do salário mínimo profissional, por exemplo, isso é um aprimoramento e é positivo para nós todos.
 

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea