Confea avança nas tratativas de acordo com entidades norte-americanas de Agronomia

Brasília, 11 de janeiro de 2019.

Nesta semana o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) deu mais um passo no sentido de viabilizar o aperfeiçoamento de profissionais registrados. Uma parceria com a Sociedade Americana de Agronomia, Sociedade Americana de Ciência das Culturas e Sociedade Americana de Ciência do Solo foi firmada com a proposta de cumprir os seguintes objetivos:


•    Intercâmbio de informações sobre a profissão agronômica em geral.
•    Encorajamento de eventos conjuntos de todos os tipos.
•    Incentivo ao intercâmbio de estudantes, profissionais e convidados.
•    Intercâmbio de informações sobre eventos científicos e técnicos de interesse mútuo.
•   Fornecer aconselhamento profissional mútuo, especialmente em todas as áreas de assuntos internacionais, técnicos e científicos, na medida em que for fornecido pelas organizações aos seus próprios membros.
•    Trabalhar juntos para iniciar um programa de certificação profissional específico.

"Conselheiros federais João Bosco Filho (sentado, à dir.) e Evandro Martins (em pé, à dir.), acompanhados de representantes das entidades norte-americanas"

A expectativa é de que o acordo com essas três entidades dos Estados Unidos seja implementado logo após a homologação pelo Plenário do Confea. “Já para o fim deste primeiro trimestre planejamos disponibilizar um seminário online para os registrados”, adiantou o conselheiro federal, eng. agr. Evandro Martins, que participou da reunião desta semana e para quem os trâmites da cooperação estão sendo tratados com celeridade. “Foi um avanço muito significativo, a negociação levou praticamente seis meses apenas”, comenta o representante do plenário federal que em novembro passado integrou comitiva do Sistema em reunião com a Sociedade Americana de Agronomia.

"Conselheiro federal Evandro Martins (à dir.)"


Formação continuada
Na avaliação do conselheiro federal e eng. agr. João Bosco, que também tem acompanhado de perto o desdobramento do assunto, a iniciativa irá permitir aos profissionais incrementar o currículo. “O intercâmbio de conhecimento com universidades dos Estados Unidos, que são consideradas referência, irá possibilitar a formação continuada dos brasileiros, e isso é muito importante para os profissionais e para o setor de tecnologia do Brasil”, avalia Bosco Filho, que no encontro representou o presidente do Confea.

Certificação
O modelo de certificação profissional adotado pela Sociedade Americana de Agronomia chamou atenção dos representantes brasileiros na reunião de novembro passado. “O profissional pode ter certificação em determinada área em que seja especialista, e isso dá a ele vantagem no mercado de trabalho”, explicou o conselheiro federal Evandro Martins, na ocasião, pontuando que o sistema funciona ainda como um controle de qualidade considerando que a certificação é revalidada a cada dois anos. Essa experiência também está na pauta do atual acordo firmado nesta semana.

"Além da reunião, os conselheiros participaram ainda do 2019 SSSA Meeting, congresso promovido em San Diego (EUA)"


A agenda aconteceu durante congresso promovido pela Sociedade Americana de Ciência do Solo, entre os dias 6 e 9 em San Diego (EUA), onde foram reunidos cerca de 1700 participantes para assistir a mais de 890 apresentações orais e conhecer 500 pôsteres. Da reunião entre Confea e as três entidades, participaram ainda o assessor da Presidência do Federal, eng. agr. Flávio Bolzan, além de nove presidentes, diretores e CEO das instituições norte-americanas.


Leia mais:
Confea discute parceria com Sociedade Americana de Agronomia


Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea