
Brasília, 23 de janeiro de 2026.
A chegada dos carros elétricos não é só uma questão de sustentabilidade, mas também tem a ver com segurança pública. Esse foi o eixo central da reunião entre o Sistema Confea/Crea e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizada nesta quinta-feira (22), na sede da agência em Brasília (DF).
Durante o encontro, o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, propôs à Aneel parceria técnica para treinar profissionais e ampliar a divulgação sobre instalação segura de estações de recarga de veículos elétricos. “Enxerguem o Confea como uma extensão da Aneel para capacitar profissionais. Daí, a gente organiza e estrutura a parceria e dá a dimensão nacional para o projeto. Podemos contribuir bastante nesse sentido”, disse Marchese.

Com foco na proteção da sociedade, a presidente do Crea-AL, eng. civ. Rosa Tenório, apresentou o Manual da Recarga Segura como ferramenta com potencial para ampliar a difusão do assunto para todo o Brasil. Elaborada pelo Crea de Alagoas, a publicação poderá ganhar uma versão nacional, dentro dessa proposta de parceria institucional entre o Confea e a Agência Nacional de Energia Elétrica. “Podemos ter contribuições da Aneel, inclusive a partir da consulta pública que está sendo realizada pela agência”, sugeriu a presidente.
O diretor da Aneel, Willamy Frota, e a assessora da diretoria Djane Melo, ambos engenheiros eletricistas, se colocaram à disposição para viabilizar a parceria com o Confea.

Manual de Recarga Segura
Também presente na reunião, a conselheira do Crea-AL, eng. eletric. Michelle Palladino, alerta para a questão de segurança pública na hora de instalar estações de recarga de veículos elétricos, um assunto que ganhou projeção nacional. “Estamos falando de alterações na infraestrutura elétrica que, se mal executadas, podem causar grandes sinistros. Por isso, criamos esta cartilha em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, a empresa Equatorial Energia Alagoas e outras entidades, como Sinduscon e Ademi. Nosso objetivo é claro: garantir que cada recarga seja feita com segurança, protegendo vidas e patrimônios.”
Lançado em novembro de 2025 no Crea-AL, o Manual da Recarga Segura foi concebido para orientar síndicos e profissionais sobre a obrigatoriedade da atuação de engenheiros eletricistas habilitados, a exigência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o cumprimento das diretrizes do Corpo de Bombeiros, prevenindo sinistros e garantindo a integridade das edificações.

No guia é estabelecido os procedimentos numa ordem cronológica clara, desde o estudo de viabilidade técnica até a conformidade final, destacando a necessidade de comunicação com a Equatorial para adequação de carga e segurança da rede; a obrigatoriedade de seguir a diretriz nacional define parâmetros mínimos de prevenção e combate a incêndios; e dever de proprietários e síndicos de exigir a ART para proteger o patrimônio e evitar corresponsabilidade civil e criminal por sinistros.
A cartilha segue disponível para download gratuito no site oficial do Crea-AL, servindo agora não apenas aos profissionais alagoanos, mas como um guia de referência para todo o setor elétrico nacional.
Equipe de Comunicação do Confea, com informações do Crea-AL
