Confea e Crea-SP na Feicon

Brasílai, 08 de abril de 2024. 


Tendências, tecnologias e lançamentos da área de construção civil estiveram no centro do debate na capital paulista entre os dias 1 e 5 de abril, durante a 28ª edição da Feira Internacional de Construção Civil (Feicon), a maior da área na América Latina. O evento reuniu mais de 100 mil pessoas, entre elas, muitos profissionais da área tecnológica e, por isso, o Confea e o Crea-SP também marcaram presença. Afinal, para se aproximar cada vez mais desse público, é preciso ir onde eles estão.

Ligia na Feicon

A presidente e o vice-presidente do Crea-SP, eng. Lígia Mackey e o eng. Luís Chorilli Neto estiveram no local, onde estreitaram laços com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lembrando que o Conselho está sempre à disposição da gestão pública para contribuir com discussões técnicas e projetos estratégicos. Lígia Mackey, que atua no setor de construção civil há mais de 30 anos, participou de um painel sobre desafios do mercado. “As construtoras têm buscado, cada vez mais, profissionais especializados e qualificados, que estejam em sintonia com as inovações tecnológicas”, observou.

O Sistema Confea/Crea e Mútua esteve muito bem representado. Lideranças de outros Creas viajaram a São Paulo para prestigiar o evento. Entre eles, a presidente do Crea-PA, eng. Adriana Falconeri. “Essa interação dos estados junto com o Confea é de fundamental importância. Precisamos trabalhar integrados pela capacitação também dos profissionais de nosso estado, para que eles estejam preparados para construir cidades resilientes”, afirmou, lembrando que o Pará receberá a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) de 2025.

Além da presença de representantes de várias regionais, pela primeira vez, o Crea-SP e o Confea estiveram presentes também fisicamente, com um estande dedicado ao atendimento do público. Aberto durante todos os dias de feira, o espaço seguiu o mesmo padrão dos ambientes de trabalho compartilhados da Rede CreaLab Coworking, por onde passaram centenas de profissionais ao longo da semana para tirar dúvidas e utilizar o espaço para trabalhar. “O espaço possibilitou uma interação com os profissionais da Engenharia e nos ajudou a entender melhor suas demandas e necessidades, além de apresentar o nosso Sistema para quem ainda não conhece”, resumiu o eng. Luís Chorilli.

feicon_mesa.jpg

A engenheira Pamela Luz, de Jaguariúna, já conhecia o Conselho, mas ainda não sabia sobre os coworkings, que utilizou pela primeira vez no estande durante o evento. “Achei muito legal porque o nosso trabalho é bem flexível e ter um espaço para atender os clientes e fazer networking é realmente uma necessidade. Espero que a iniciativa chegue logo na minha cidade”, opinou.

ENIC

O presidente do Confea, eng. Vinicius Marchese, também esteve na Feicon, prestigiando o 98º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), um dos eventos técnicos mais importantes do calendário anual para a área. Marchese reforçou a importância do Sistema Confea/Crea e Mútua para fomentar a formação profissional da área tecnológica no Brasil. “Temos esse compromisso com o país e colocamos toda a nossa capacidade técnica à disposição para esse propósito”, pontuou, destacando a inovação e a desburocratização de processos promovida pelo Sistema como uma facilitadora neste sentido.

feicon_vinicius.jpg

O Enic é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). “É um momento estratégico para discutirmos a agenda que influencia o futuro da construção no Brasil”, pontuou o presidente da entidade, Eng. Renato Correia. Diversas autoridades políticas estiveram presentes na abertura do evento, entre elas o Ministro das Cidades do Brasil, Jader Filho (MDB), que destacou o peso do encontro nas discussões sobre o futuro que o país quer construir. Para ele, governo e iniciativa privada devem trabalhar juntos para resolver o problema da habitação. “Este é o momento para quem quer efetivar seus projetos. Queremos recebê-los e viabilizá-los, promovendo um marco na história da habitação no Brasil”, afirmou.

Em outro momento, na Arena de Conteúdo da CBIC, o presidente do Confea ministrou ainda uma palestra sobre desafios geracionais e o mercado de trabalho. “Uma das principais preocupações do Sistema hoje é que a demanda por profissionais da área tecnológica já está crescendo e vai aumentar ainda mais, enquanto o número de estudantes vem caindo. Vai faltar mão de obra”, informou. “As grandes pautas hoje sobre desenvolvimento do país se conectam com a nossa profissão”, completou. “Há vagas, o que precisamos é de pessoas”, concluiu Marchese.

Fonte: CDI Comunicação/Crea-SP